Dicas

Cuidado com fogo, menino!

O fogo tem uma simbologia muito forte nas festas juninas. Foi através de uma fogueira que Isabel avisou a sua prima Maria o nascimento de João. Com o passar dos anos, a tradição foi ganhando novas formas, e foram surgindo os buscapés, a espada e diversos tipos de fogos de artifício.
Apesar de serem símbolos do período junino, eles exigem bastante cuidado no manuseio.

Até as “simples” estrelinhas, que encantam as crianças pequenas, devem ser supervisionadas por um adulto. Então, pais, vamos ter muito cuidado. Não apenas na hora de soltar os fogos. As precauções devem ser tomadas ainda na hora de comprar.

Você sabia que aqui no Brasil é proibida a venda de fogos de artifício para menores de idade? Então não deixe o seu filho só em uma loja ou barraca de fogos. Esteja sempre presente. E para o seu arraial não acabar mais cedo, tenho algumas dicas:
Preste atenção na embalagem. O fabricante é obrigado a informar o material utilizado na fabricação e orientações de segurança.

Depois de comprar, não transporte ele de qualquer maneira. Nunca os carregue junto ao corpo, nem mesmo as bombinhas mais “inofensivas”. Procure acender o material em locais abertos, longe de prédios e multidões. E uma dica muito importante: não tente reaproveitar os fogos que não estouraram. Caso isso ocorra, molhe o pavio para evitar acidentes. E NUNCA acenda cigarro, fósforo ou coloque os fogos junto a um fogão. É perigoso, muito perigoso!

E se queimar? O ideal é lavar a área afetada com água corrente e enrolar com uma toalha limpa. Logo em seguida, procure ajuda médica. Quanto antes for tratado por um profissional melhor.
Fonte: Infonet.com.br

Postar um comentário

*
*