Curiosidades

Parece saudável mais não é

layout_facebook_140722_3

Todos os dias fazemos as melhores escolhas alimentares para os nossos filhos. Mas você sabia que nem tudo que a gente acha que é saudável realmente é? Selecionamos alguns desses alimentos que tem fama de serem ótimos para ser consumidos por crianças, e até por nós adultos, mas que no fundo, não deveriam fazer parte da listinha da feira.

1 – Barrinha de cereais. Isto mesmo! Compramos achando que ela é uma ótima fonte de fibra. Que engano nosso. Especialistas alertam que muitas das barrinhas de cereais que existem no mercado são, na verdade, ricas em açúcar e sódio. Para saber se a que você compra é assim, compare os ingredientes que estão no rótulo. O que vem primeiro é o que está em maior quantidade, então procure marcas em que a fibra esteja no começo da lista. Uma sugestão é você fazer uma barrinha mais natural em casa ou substituí-la pela bananada (doce de banana em massa) sem açúcar, que também tem fibra e mais vitaminas. Nesse caso, a banana não é desidratada, como na barrinha, mantendo seus nutrientes.

2 – Suco de caixinha. Ele é super prático, mas podem ter até mais açúcar que um refrigerante.

São até duas colheres de sopa a cada 200 ml, além de uma quantidade grande de sódio, substância que, em excesso, pode sobrecarregar os rins e aumentar as chances de a criança ter pressão alta no futuro. Os corantes e aromas também aparecem no suco de caixinha (inclusive nos de soja), ou seja, mais química ainda. A saída é alterná-lo com o suco natural (ou água mesmo!). O bom é que o suco natural dura até três horas sem estragar. Para aumentar a duração da bebida, misture-a com água de coco, que retarda o processo de oxidação, é um hidratante natural e não tem muito sódio nem na versão das prateleiras.

3 – Peito de peru. Apesar de acharmos que é uma alternativa melhor do que o presunto, os dois têm a mesma quantidade de sódio e gordura porque é uma mistura de carne e pele (sim, pele!) do animal. Para conservar o produto, as indústrias ainda usam nitritos e nitratos, substâncias químicas, o que não é bom para o organismo se consumido em grande quantidade. Por isso, libere esses alimentos embutidos ou processados (e, nessa categoria, entra também a salsicha e a mortadela) apenas uma vez por semana, de preferência a versão sem capa de gordura.

04 – Produtos light e diet. Se você tinha a impressão de que poderia consumi-los sem restrições, esqueça! Para crianças, os diet e os light são indicados apenas em casos de doenças como obesidade e diabetes. Achar que eles podem ser servidos à vontade, já que têm menos açúcar e gordura, é um erro. O teor de sódio nesses produtos é muito grande. E outro ponto importante, a criança precisa de energia para crescer, então não é indicado tirar totalmente o açúcar da dieta – lembrando que ele é encontrado em vários alimentos, como frutas e massas.

Postar um comentário

*
*