Dicas

Vai para a praia ou piscina? Os cuidados com as crianças devem ser redobrados

Férias de janeiro tem sinônimo de praia e piscina. E morando em um país tropical não poderia ser diferente. As famílias aproveitam os fins de semana para curtir uma prainha ou um clube. As crianças adoram, claro! Mas cabe aos pais tomarem certas precauções para evitar doenças comuns na criançada nesta estação.

Na praia ou piscina, as crianças não devem ser privadas do sol (cuidado com os excessos!), fonte natural de vitamina D, mas antes de tudo, é preciso atenção quanto aos horários (antes das 10h e após as 16h) e a aplicação de bloqueador (de preferência fator 30) antes que saiam de casa. A aplicação do protetor deve ser feita a cada duas horas, mesmo sob o guarda-sol, pois os raios solares refletidos na areia podem provocar sérias queimaduras em peles sensíveis.

A atenção também deve ser redobrada com a hidratação. Tomar água e suco é fundamental para que os pequenos não sofram com a perda de líquido no organismo. Outra maneira de evitar a desidratação é nunca esquecer de colocar os alimentos na geladeira, caso contrário, as bactérias encontram ambiente favorável para se multiplicarem. Observar a data de validade dos alimentos e lavá-los antes da ingestão (principalmente em casos de frutas e vegetais) são outras medidas salutares. A roupa da criança também é importante. No verão, elas devem vestir peças leves, de preferencia de algodão, para que possam transpirar normalmente.

Além desses pontos, que interferem diretamente na saúde, existem algumas regras que ajudam a aumentar a segurança:

Nunca deixe as crianças sozinhas na piscina/mar ou próxima à ela. Estimule-as a aprenderem a nadar o mais cedo possível.

Nunca as deixe mergulhar em águas excessivamente rasas ou desconhecidas.

Ao sinal de chuva ou tempestade, faça com que saiam da piscina, abrigando-as em local coberto.

Evite que elas façam brincadeiras por demais agressivas (de agarrar ou empurrar) na área da água.

Mantenha um telefone e lista de emergência sempre em mãos.

Postar um comentário

*
*