Dicas

Como estimular o interesse pela leitura nas crianças

O brasileiro lê muito pouco. Pesquisas apontam que a raiz do problema está na infância. A leitura é uma das responsáveis pelo desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Porém, muitas vezes, por falta de estímulo em casa, por conta dos pais muito atribulados, que não possuem o hábito da leitura, nem tempo para acompanhar de perto, as crianças também costumam não ter o prazer de ler, até mesmo por desconhecerem.

E quanto mais cedo elas forem incentivadas, melhor, pois podemos formar futuros grandes leitores. Mas como fazer elas se deliciarem folheando páginas e páginas de histórias, romances, aventuras? Neste caso, o educador, na escola, tem um grande papel. E não só de incentivar com aqueles poucos livros paradidáticos que são passados no começo do ano.

Assim que aprenderem a ler, já é hora de começar a brincadeira. Com livrinhos pequenos, histórias curtas e ir aumentando a complexidade aos poucos. Legal é entender o perfil de cada criança e mostrar que o livro pode ser mais divertido do que o game ou o celular. Uma boa ideia é fazer um tour pela biblioteca da escola, nos primeiros dias de aula, e apontar histórias instigantes que podem fazer a meninada ter curiosidade, mostrar o que tem em cada corredor, por área. Podem ser contos ou livros de pesquisa.

Promover feiras de livros infantis dentro da escola pode ser uma interessante alternativa. Com contadores de histórias apontando as publicações de onde foram tiradas aqueles contos encenados. Toda semana, quinzena ou mês, é hora de ouvir histórias, contadas por professores que entendam do assunto, ou mesmo pedagogos especializados. E sempre uma historinha diferente, para apresentar interesse para todos os gostos e perfis de crianças.

Outro passo é estimular o clubinho da leitura. Onde cada coleguinha lê um livro e traz para emprestar a outros na escola. Pode começar com um livrinho por mês e depois ir aumentando, e mostrar que com poucas horas por dia é possível ler muitos livros por mês. Pode ainda, ser criada a gincana da leitura, para ver quem leu mais e fazer um joguinho de perguntas sobre os personagens, etc. Tudo em forma de brincadeira, e socialização. Gostou das ideias? Bora começar?

Postar um comentário

*
*