Dicas

Como estimular o interesse pela leitura nas crianças

O brasileiro lê muito pouco. Pesquisas apontam que a raiz do problema está na infância. A leitura é uma das responsáveis pelo desenvolvimento intelectual e cognitivo da criança. Porém, muitas vezes, por falta de estímulo em casa, por conta dos pais muito atribulados, que não possuem o hábito da leitura, nem tempo para acompanhar de perto, as crianças também costumam não ter o prazer de ler, até mesmo por desconhecerem.

E quanto mais cedo elas forem incentivadas, melhor, pois podemos formar futuros grandes leitores. Mas como fazer elas se deliciarem folheando páginas e páginas de histórias, romances, aventuras? Neste caso, o educador, na escola, tem um grande papel. E não só de incentivar com aqueles poucos livros paradidáticos que são passados no começo do ano.

Assim que aprenderem a ler, já é hora de começar a brincadeira. Com livrinhos pequenos, histórias curtas e ir aumentando a complexidade aos poucos. Legal é entender o perfil de cada criança e mostrar que o livro pode ser mais divertido do que o game ou o celular. Uma boa ideia é fazer um tour pela biblioteca da escola, nos primeiros dias de aula, e apontar histórias instigantes que podem fazer a meninada ter curiosidade, mostrar o que tem em cada corredor, por área. Podem ser contos ou livros de pesquisa.

Promover feiras de livros infantis dentro da escola pode ser uma interessante alternativa. Com contadores de histórias apontando as publicações de onde foram tiradas aqueles contos encenados. Toda semana, quinzena ou mês, é hora de ouvir histórias, contadas por professores que entendam do assunto, ou mesmo pedagogos especializados. E sempre uma historinha diferente, para apresentar interesse para todos os gostos e perfis de crianças.

Outro passo é estimular o clubinho da leitura. Onde cada coleguinha lê um livro e traz para emprestar a outros na escola. Pode começar com um livrinho por mês e depois ir aumentando, e mostrar que com poucas horas por dia é possível ler muitos livros por mês. Pode ainda, ser criada a gincana da leitura, para ver quem leu mais e fazer um joguinho de perguntas sobre os personagens, etc. Tudo em forma de brincadeira, e socialização. Gostou das ideias? Bora começar?

A leitura nos leva a lugares mágicos, além de nos deixar mais criativos e ter uma visão mais crítica das coisas. E quanto mais cedo as crianças forem incentivadas a ler, melhor, pois podemos formar futuros grandes leitores. Mas a questão é: como fazer elas se deliciarem folheando páginas e páginas de histórias, romances, aventuras? Neste caso, os pais têm um grande papel. E estamos aqui para ajudar. Confira as dicas!

1 – Uma criança, desde a primeira infância, tem que estar rodeada por livros. E não é só isso: Os bebês devem pegar apertar, morder, experimentar, devolver, pegar de volta, olhar, abrir e fechar. Não tem problema se vai estragar, ficar babado, virar a página de um jeito brusco ou se está de cabeça para baixo: o importante é que este livro, que chamamos de ‘livro-brinquedo’, faça parte das primeiras descobertas do seu filho. Eles podem ser de travesseiro, de banho, cartonados, o que importa é que farão parte da vida da criança e certamente ele se lembrará disso na vida adulta.

2 – Assim que aprenderem a ler, já é hora de começar a brincadeira. Com livrinhos pequenos, histórias curtas e ir aumentando a complexidade aos poucos. Legal é entender o perfil de cada criança e mostrar que o livro pode ser mais divertido do que o game ou o celular. Uma boa ideia é fazer passeios por livrarias, e apontar histórias instigantes que podem fazer a meninada ter curiosidade, mostrar o que tem em cada corredor, por área. Podem ser contos ou livros de pesquisa.

3 – Faça um clubinho da leitura. Em tempos de pandemia a ideia é se reunir virtualmente e ler um livro para todos. Os pais podem se revezar nessa dinâmica ou até mesmo convidar um contador de história para fazer uma tarde diferente. 

4 – Se as crianças forem maiores e já tiverem uma autonomia, é possível criar uma gincana da leitura, para ver quem leu mais e fazer um joguinho de perguntas sobre os personagens, etc. Tudo em forma de brincadeira, e socialização. E o melhor, pode ser tudo virtual! 

Gostou das ideias? Compartilha com a gente as atividades que você faz em casa para estimular os pequenos a lerem. 

 

Postar um comentário

*
*