Dicas

Como conversar sobre igualdade de gêneros com as crianças

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, optamos por abordar um tema que está cada vez mais em pauta na sociedade: a igualdade de gêneros. Uma luta que começou há muito tempo, mas que ganha força nos dias de hoje. Falar com os filhos sobre igualdade de gêneros é construir uma sociedade com menos preconceito e discriminação. Mas como fazer isso? Temos algumas dicas:

1. Dê o exemplo – Coloque em prática o que você fala para os seus filhos. Dentro de casa, os pais podem dividir as tarefas domésticas, por exemplo.

2. Dê tarefas iguais para meninos e meninas – Desde pequenas, as crianças devem ser ensinadas a realizar tarefas para ajudar nos cuidados com o lar. E essas tarefas devem ser divididas igualmente entre meninos e meninas.

3. Dê oportunidades iguais para meninos e meninas – Os pais têm de oferecer um leque amplo de possibilidade de atividades para que os filhos escolham o que mais lhes interessa, mas sem reforçar estereótipos. Nada de futebol para menino e balé para menina.

4. Combata os preconceitos – “Meninos não choram”, “rosa é cor de menina”, “lugar de mulher é na cozinha”. Os pais não devem reproduzir esses conceitos dentro de casa, mas mostrar que, por exemplo, muitos homens usam camisas cor de rosa hoje em dia e que não há nada de errado com isso.

6. Ensine o respeito – As crianças devem aprender que é preciso respeitar todas as pessoas, independentemente de seu sexo ou de sua orientação sexual. Não permita que seu filho chame o coleguinha de “mulherzinha”, “gay”, por exemplo. É preciso mostrar que com essa atitude eles estão tendo um comportamento de preconceito: mulheres e homossexuais precisam ser respeitados e essas palavras não podem ser usadas como xingamento.

Postar um comentário

*
*