Curiosidades

A motivação da leitura através dos quadrinhos

Incentivo à leitura nunca é demais. Até mesmo se for com histórias em quadrinhos (HQs). Há quem diga que é uma leitura boba, mas de boba ela não tem nada. Elas aumentam a motivação para outras leituras e melhoram o desempenho escolar. Ao ler quadrinhos, a criança acaba tendo interesse em ler revistas, jornais e livros. Seu conteúdo desperta habilidades cognitivas e são uma boa fonte de cultura e conhecimento. Por isso, muitas vezes, são recomendadas em sala de aula. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) também sugerem a importância deste tipo de leitura, a exemplo do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).

Quadrinhos agradam a crianças, jovens e adultos do mundo todo e possuem denominações diferenciadas para cada local. Aqui no Brasil são chamadas de gibi. Já em Portugal são histórias aos quadradinhos ou como bandas desenhadas. Nome parecido tem também na França, que são bandes dessinées. Os americanos são fissurados em quadrinhos, principalmente os de super heróis, e por lá são chamadas de Comics. No Japão, são mangás e na Argentina são historietas.

São histórias diferentes com todo tipo de personagens, cuja ilustração causa impacto e os leitores acabam tendo identificação com as respectivas personalidades. Há quadrinhos infantis, juvenis e para adultos. Possuem histórias engraçadas, dramáticas, sérias, aventureiras, etc.

As HQs surgiram no século XIX, na Europa, e de lá pra cá ganharam o mundo todo e sofreram muitas mudanças no conceito. Quer saber um pouco mais sobre o surgimento e criação das HQs? Então confira as nossas dicas de leituras desta semana.

Postar um comentário

*
*