Dicas

A importância da leitura na infância

Dia 29 de outubro é o Dia Nacional do Livro. A data é uma referência à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, criada pela coroa portuguesa, em 1810. O dia também é uma forma de conscientizar sobre a necessidade de estimular a leitura entre crianças e adultos. Afinal, esta é uma das tarefas mais importantes que a escola e os pais nos ensinam desde pequenos: o hábito da leitura.

É por meio da leitura que descobrimos um mundo novo, através das páginas folheadas, sobre culturas, hábitos, curiosidades e histórias diferentes. Com os livros somos levados a sonhar e imaginar sobre os personagens, sejam eles reais ou fictícios. Ler um livro ajuda a criança a se desenvolver e enriquecer o vocabulário.

A leitura nos ajuda a estudar, fazer pesquisas, obter informação ou simplesmente dar puro deleite. E nada mais prazeroso do que iniciar a jornada pelo mundo infantil da leitura quando um adulto lê para uma criança. As histórias infantis possuem um papel fundamental na formação crítica do indivíduo.

Ao ler para uma criança e vivenciar as histórias através da imaginação e encenação pode ser muito divertido, tanto para a criança quanto ao adulto, seja um professor, pais, família ou recreadores e contadores de histórias. A leitura pode ser um momento mágico. Ao contar uma história para as crianças, podemos trabalhar a expressão corporal, vocal, os gestos e até mesmo roupas e fantasias. Esta pode ser uma atividade muito lúdica. Que tal fazer uma experiência? Você pode ser o responsável pelo futuro de um grande leitor e amante dos livros!

capa do livro Historias Africanas para Contar e Recontar

Uma dica legal é a obra Historias Africanas para Contar e Recontar, de Rogério Andrade Barbosa. Histórias para ler, contar, se divertir e conhecer um pouco dos costumes africanos no qual os animais fazem parte do imaginário popular. As fábulas e os contos são ouvidos pelas crianças em volta da fogueira, enquanto o personagem cantador inventa sons para enriquecer as fantásticas narrativas. São histórias que encantam e despertam a imaginação.

Postar um comentário

*
*