Dicas

Como Encapar um Livro

Os livros escolares precisam de cuidados para que resistam a um ano letivo e encadernar é a melhor solução. Por isso, hoje vamos trazer algumas dicas de como deixar os livros das crianças protegidos e bonitos. Mas antes da gente ensinar a proteger o livro temos um aviso importante: não encaderno o material antes de conferir na escola se estão corretos. Isso porque a livraria só faz a troca do livro, caso esteja errado, se ele não estiver violado, isto é, se não tiver encapado ou etiquetado.

Agora vamos as dicas! Para que a capa fique bem bonita, você pode usar papel de presente, partituras ou mapas, por exemplo. Plástico e tecido também são uma opção.

Escolha o material para revestir o livro. Nós vamos falar o passo a passo do papel. Então, você pode cobri os livros com jornais velhos ou estrangeiros, mapas novos ou velhos, partituras, papel de parede antigo, um saco de papel pardo, etc. A menos que esteja cobrindo um livro menor, você precisará de um pedaço de papel grande.

Vamos ao passo a passo:
1 – Corte o papel para o tamanho correto usando as medidas do livro. Para descobrir a largura necessária, abra o livro e meça-o usando uma fita métrica ou uma régua. Em seguida, some 15 cm, 7,5 para cada lado. Em seguida, meça a altura do livro e adicione 7,5 cm, 3,75 para a parte de cima e a mesma medida para a parte de baixo.
2 – Usando uma régua e um lápis, faça uma linha fraca com as dimensões da capa no papel e, com uma tesoura afiada, corte o material para o tamanho correto.
3 – Evite colocar o livro de modo que um vinco anterior que estava no saco ou no papel se alinhe a uma borda da capa. Se o material já estiver gasto, ele se rasgará mais facilmente quando colocado em uma borda do livro
4 – Dobre o papel 6 mm acima das partes superior e inferior do livro. Feche o livro e centralize-o no papel. Marque as bordas superior e inferior e some mais 6 mm para que ele caiba na capa. Tire o livro do papel e dobre o material até o local marcado. Faça um vinco na dobra. Repita o processo com a parte de cima do livro: dobre o papel e faça o vinco a cerca de 6 mm acima da parte superior.
5 – Passe por cima dos vincos feitos usando uma caneta ou um dobrador de papel. Eles devem ficar bem nítidos, especialmente se você estiver usando um material grosso
6 – Cole as dobras superior e inferior com fita. Use dupla-face para colar as dobras feitas, de modo que elas não levantem. A fita ajudará a manter a capa justa no livro depois de cobri-lo. Coloque-a na direção do centro da capa, deixando cerca de 7,5 cm dos dois lados para que o livro caiba.
7 – Faça as dobras para as laterais. Abra o livro sobre o papel e centralize-o para que os dois lados tenham a mesma quantidade de material para as abas. Pressione o livro para que ele não se mova e dobre o papel sobre o lado direito dele, criando um vinco. Refaça esse vinco usando a lateral da caneta ou o dobrador de papel. Para acomodar a grossura da capa, não deixe as marcas muito fortes.
8 – Depois de fazer a aba do lado direito, feche o livro e embrulhe o papel ao redor dele, marcando onde deseja dobrá-lo para a última aba. Retire o livro do papel e faça outro vinco para formar a aba esquerda da capa. Volte a ele com seu dobrador de papel ou sua caneta, mas lembre-se de deixá-lo mais fraco.
9 – Coloque o livro dentro da capa. Com cuidado, ponha a parte de trás do objeto dentro da dobra na parte traseira da capa de papel. Em seguida, embrulhe a capa ao redor do livro e enfie a parte superior dele para dentro da parte frontal da capa nova.

Mais informações sobre como encapar livros no link: https://pt.wikihow.com/Encapar-um-Livro

Postar um comentário

*
*