Dicas

Volta às aulas: hora de reorganizar os horários

A primeira semana de aula é sempre mais complicada. A criança ainda está no ritmo de férias e realizar algumas tarefas, como dormir e acordar cedo, é sempre mais complicado. Mas se você, junto com o seu filho, planejar uma rotina, tudo pode ficar mais fácil.

Converse com o seu filho e diga que é importante deixar a mochila pronta no anterior. Isso vai agilizar na hora de ir para a escola. Separar a farda no dia anterior também é uma boa opção. Ficar no outro dia procurando onde ela está pode causar estresse, principalmente se já estiverem atrasados para sair.

O lanche deve ser pensando com antecedência. Na realidade, o interessante é fazer uma lista em conjunto com o filho, pois é uma forma de tornar a ingestão de alimentos saudáveis no lanche da escola algo prazeroso. Impor comer frutas, por exemplo, pode não ser a solução. Ao ensinar a criança opção da escolha consciente ele irá comer com mais prazer os alimentos saudáveis.

Colocar uma rotina para fazer as tarefas também é importante. Ao chegar da escola a criança deve ter consciência que é importante fazer os exercícios, para depois brincar. Mas isso também é importante fazer de comum acordo. A criança tem que entender que a atividade extraclasse é uma complementação do que ela aprendeu na sala de aula. Assim ela não vê o exercício que leva para casa uma tarefa chata.

1 comentário

  1. Beatriz C. P. Aloise
    Postado em 1 de fevereiro de 2012 às 11:43

    Gostei muito dessas dicas e com certeza as colocarei em prática. Já estava começando a fazer “errado” (diferente), mas essas sugestões são ótimas.

Postar um comentário

*
*