Curiosidades

De que são feitas as pedras?

Tropeçar em uma pedra é certeza de uma dor danada no dedinho. Também, a pedra é dura que só. Mas como é que ela é formada? Para entender melhor, é preciso saber que pedra é o nome popular usado para denominar as rochas e os minerais.

Os minerais são materiais naturais sólidos, como quartzo, topázio e diamante. Já as rochas são formadas por agrupamentos de diversos minerais e formam as montanhas e os continentes. Sua dureza tem a ver com o tipo de mineral que a forma. Por exemplo, o granito é bem duro porque e formado por minerais duros. Já uma pedra de calcário, que é formada pelo mineral calcita, não é tão dura.

Na natureza existem diversos tipos de rochas. As sedimentares são o resultado da erosão de outras rochas. O vento e a chuva produzem e carregam fragmentos, depositando-os em áreas como depressões continentais, onde eles se unem entre si. O arenito e o calcário pertencem a essa categoria.

Já as rochas metamórficas formam-se quando outras rochas são submetidas a novas condições de temperatura e pressão – como consequência do movimento das placas tectônicas, por exemplo. É o caso do mármore. Se as condições de metamorfismo forem muito intensas, as rochas podem se fundir ao magma, reiniciando o ciclo.

E por fim, existem as rochas ígneas ou magmáticas, que são formadas pelo resfriamento e pela solidificação do magma, o que pode ocorrer tanto na superfície do planeta (por meio de vulcões ou fissuras) quanto embaixo da terra.

E como são formadas as pedras preciosas? Bem, elas não têm esse nome à toa: para elas se formarem, é preciso que os elementos químicos certos sejam expostos a determinadas condições de temperatura e pressão, num processo que pode se estender por milhares de anos. O resultado são minerais com características tão especiais que, lapidados, revelam brilhos encantadores. Alguns são formados por ingredientes raríssimos. O berílio, presente na esmeralda, por exemplo, corresponde a 0,00026% da crosta terrestre – ou seja, para cada tonelada de rochas do planeta, apenas 3 gramas são berílio. Já o diamante é feito só de carbono, um dos elementos mais abundantes da Terra – porém, seus átomos estão organizados numa estrutura única, forjada nas profundezas do planeta.

Postar um comentário

*
*