Curiosidades

Você conhece a pedra sabão?

Será que é uma pedra que escorrega? Ou será que é um sabão muito duro? Afinal, o que é pedra sabão? Você também já se pegou questionando e filosofando sobre o nome pedra sabão? Pois bem, não é necessariamente uma pedra, nem é sabão. Aliás, é quase uma pedra, é uma rocha metamórfica, bastante compacta.

Enfim, trata-se de um mineral também conhecido como esteatito, esteatita ou pedra de talco. É composta de talco e de outros minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo. Leva este nome porque é uma rocha de baixa dureza, porém, resistente. Ela pode ser encontrada nas cores cinza a verde. Ela é impenetrável, e pode ser atingida por substancias alcalinas ou ácidas e resiste a altas temperaturas.

Geralmente a pedra sabão é utilizada na fabricação de esculturas, panelas e utensílios de cozinha e peças de decoração, bem como, em projetos de arquitetura, a exemplo de lareiras, pois distribui de forma regular o calor. No Brasil a maior referência à pedra sabão, são as esculturas do artista mineiro Aleijadinho, em Ouro Preto. Assim como, projetos de fachadas de igrejas, estátuas e retábulos.

Postar um comentário

*
*