Dicas de Leitura

Deliciosas obras para ler e comer chocolate

layout_facebook_150324_4

E esta semana está deliciosa, afinal, dia 26 é o Dia do Cacau e do Chocolate. E para entrar no clima, a primeira sugestão é para os chocólatras de plantão: Delícias de chocolate, de Jean-Paul Hévin. Nesta obra, destaca-se o entrosamento do perfeito domínio da técnica com a grande criatividade de Jean-Paul Hévin dentro de seu mundo feito de chocolate.

1092537-gg

Para completar entre bombas, trufas e outras guloseimas, os segredos do preparo de algumas de suas clássicas receitas são revelados e, no capítulo final, os conselhos do autor ainda nos colocam ao alcance de 45 sobremesas e pâtisseries apresentadas em deslumbrantes fotografias. Hévin surpreende também os amadores propondo combinações inesperadas e explicando algumas de suas próprias criações, com nomes repletos de promessas: Safi, Écuador, Nuage des dieux…

1096447-gg

A segunda leitura é uma obra do cantor, compositor e escritor Chico Buarque. Trata-se do livro Chapeuzinho amarelo. Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível – sente medo do medo. Enfrentando o desconhecido, ‘o lobo’, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque constrói um texto em que a linguagem é um grande jogo. “Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho. Já não ria. Em festa, não aparecia. Não subia em escada nem descia. Não estava resfriada, mas tossia. Ouvia conto de fada e estremecia. Não brincava mais de nada, nem de amarelinha”.

1093778-gg

Por último, a nossa dica é o livro Maria, a perguntadeira, de Illan Brenman, ilustrado por Allan Rabelo. A família de Maria tem o dom P, capacidade ancestral de fazer perguntas sobre diversos assuntos. A menina é mais uma nessa linhagem de pessoas curiosas. Quem revela o segredo é a bába, sua avó, que não cansa de contar e recontar a saga dos Mladénov, cujas raízes estão na Bulgária e na Grécia do século VI a.C. Maria, a perguntadeira, aproveita que seus pais, e especialmente a avó, ainda têm muitas lembranças e põe-se a ouvir – e perguntar – sobre as aventuras, os costumes, a religiosidade e as comidas típicas da família. A história remete à Antiguidade e aos grandes filósofos, como Tales de Mileto, Heráclito e Sócrates, passando pela Idade Média, até alcançar o século XX, com as perseguições aos judeus na Segunda Guerra Mundial e a ditadura militar no Brasil.

 

Postar um comentário

*
*