Atividades Curiosidades Dicas

Descobrindo lugares por Recife e Olinda

Esta semana tem festa! Olinda e Recife comemoram aniversário no dia 12 de março, e para celebrar a data, resolvemos fazer um passeio por lugares não muito explorados por moradores e turistas. Estão prontos para embarcar na nossa aventura?

No Recife a nossa parada é no Gabinete Português de Literatura. O espaço foi criado a partir da necessidade que um grupo de portugueses sentiu de ter um ponto de encontro aqui na cidade. Desde 1921, instalado em sede própria, no coração da cidade, o edifício de três andares, que começou a ser construído no início de 1909, oferece aos pernambucanos e à comunidade portuguesa intensas experiências de troca de conhecimento e cultura, além de estreitar os laços de amizade entre Portugal e Brasil. O prédio é muito bonito e merece uma vista. Ficou interessado em conhecer? O Gabinete Português de Literatura fica na Rua Imperador Dom Pedro II, 290, no bairro de Santo Antônio. E você também pode fazer um passeio virtual acessando http://www.gplrecife.com.br/.

Quando pensamos em Olinda vem logo em nossas cabeças o Sítio Histórico da cidade. Ele é realmente muito bonito. Mas, no bairro de Peixinhos tem um conjunto arquitetônico que também chama atenção: é o Nascedouro de Peixinhos, construído em 1874 e tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1980. O espaço foi criado para servir de matadouro do Recife. Erguido com material importado de Paris, inclusive a estrutura de ferro da cobertura, foi desativado em 1976 e ficou abandonado. A reinauguração aconteceu em 2006, quando o local virou o Centro Cultural Desportivo Nascedouro de Peixinhos. Hoje, o espaço realiza cursos, oficinas e oferece atividades culturais gratuitas, como o Nascedouro Cineclub. Para saber mais acesse http://www.ctcd.com.br/.

Postar um comentário

*
*