Comemorações

Dia de Anchieta: A importância do Padre Anchieta para a história do Brasil

No dia 9 de junho é comemorado o Dia Nacional de Anchieta, em comemoração à data de sua morte, na cidade de Reritiba (atual Anchieta) na Capitania do Espírito Santo, em 1597. Ele nasceu em 19 de março de 1534.

Mas você sabe quem ele é e a sua importância? O padre José de Anchieta foi um jesuíta espanhol responsável pela catequização de índios e evangelização no Brasil durante a segunda metade do século XVI. Além de padre também era teatrólogo, historiador e poeta.

Anchieta, para quem não sabe é um dos responsáveis pela fundação da cidade de São Paulo e do Colégio de São Paulo. Além disso dirigiu o Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1570 e 1573. E em seguida foi nomeado, em 1577, Provincial da Companhia de Jesus no Brasil.

Anchieta foi o defensor dos índios brasileiros contra a tentativa de escravização dos colonizadores de Portugal. Mas também lutou ao lado de Portugal contra franceses da França Antártica.

Anchieta foi declarado beato pelo papa João Paulo II. E também chamado de Apóstolo do Brasil, ele foi no ano passado, em 3 de abril, oficialmente canonizado pelo Papa Francisco, sendo o terceiro santo brasileiro da Igreja Católica, passando a ser conhecido agora como São José de Anchieta

Postar um comentário

*
*