Comemorações

Dia de parabenizar o nutricionista

No dia 31 de agosto é dia de parabenizar o nutricionista pelo seu dia. A data foi criada em 1949, pela Associação Brasileira de Nutricionistas, no Rio de Janeiro, com o intuito de melhorar a qualidade de vida e alimentação do brasileiro. Afinal, o nutricionista serve só para quem quer fazer dieta para emagrecer ou está com algum problema?

Não! É um profissional muito importante em nossa vida. O nutricionista pode atuar em restaurantes, hospitais, escolas, clínicas públicas e privadas, academias, entre tantos outros lugares. Ele é o responsável por balancear alimentação para quem quer melhorar a performance na academia e quer melhorar a qualidade de sua alimentação, por exemplo. Há o nutricionista funcional, o especializado em esportes e emagrecimento. Há aqueles direcionados para pessoas veganas ou com restrições alimentares, por motivos de saúde ou porque possuem alguma alergia ou intolerância alimentar, etc.

Procurar um nutricionista independe de se ter ou não condições financeiras. Basta procurar o mais adequado à sua necessidade, poder aquisitivo, ou se encaminhar a um posto médico mais próximo de sua residência, por exemplo, e se informar.

Este profissional deve prescrever a alimentação de seus pacientes e clientes, levando em conta a cultura alimentar de cada povo, de cada região, de cada realidade econômica. Deve sugerir um cardápio baseado nos ingredientes locais e sazonais. Deve ajudar os indivíduos a manterem alimentação equilibrada em todas as fases da vida: desde a gestação, amamentação, até a terceira idade.

Na infância, o ideal é que os pais procurem orientação para que um nutricionista possa elaborar alimentação nutritiva e com todas as quantidades de proteínas, carboidratos e vitaminas essenciais ao desenvolvimento de cada idade. E para quem está acima do peso ou com taxas desequilibradas, é possível fazer uma reeducação alimentar com uma dieta que deve incluir muita água, leite, queijos, verduras, legumes, frutas, fibras, cereais e carnes brancas, entre outros produtos.

Ou seja, não precisa estar doente ou com algum problema para procurar orientação. Para manter-se saudável e prevenir doenças, o nutricionista é o mais indicado pra elaborar um cardápio personalizado. Que tal procurar hoje mesmo uma orientação com o nutricionista?

Postar um comentário

*
*