Comemorações

Dia de preservar a camada de ozônio

No dia 16 de setembro é comemorado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio. A data existe para homenagear um acontecimento: foi neste dia, no ano de 1987, que foi assinado o Protocolo de Montreal para a redução da emissão de gases nocivos à camada de ozônio, criado pela ONU.

Para quem não conhece, o Protocolo de Montreal, sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio, é um tratado internacional em que diversos países se comprometeram a trocar as substâncias que demonstram reação com o ozônio (O3) na parte superior da estratosfera. O acordo foi aderido por 150 países e revisado várias vezes.

Com o tratado, as nações mundiais passaram a regular a produção e consumo de produtos que prejudicam e destroem a nossa camada de ozônio. Entre as metas, está a de acabar com o uso de 15 tipos de clorofluorcarbonos (CFC) que eram as fontes de destruição do O3, presente em produtos com aerossóis e em equipamentos de refrigeração. O tratado designou que os países tinham 10 anos para eliminar o uso de produtos contendo CFC. E o acordo deu certo: no ano passado (2014) a ONU informou que a camada tinha começando a se recuperar. De acordo com cientistas, a camada de ozônio deve se normalizar por volta de 2050.

Postar um comentário

*
*