Dicas de Leitura

Dicas de livros para o final das férias

Já que falamos dos sentidos, a nossa primeira sugestão é o livro O olfato e o paladar de Les Petits Debrouillards (Edições SM). Ele mostra que os nossos olhos, orelhas, nariz, língua e pele estão sempre trabalhando – recebem informações do meio que nos rodeia e, através do sistema nervoso, as enviam para o cérebro. O olfato e o paladar nos informam a respeito da natureza química do que está à nossa volta. Graças a eles, podemos sentir o sabor e o cheiro das coisas. Neste livro, você vai conhecer um pouco mais sobre esses sentidos. E descobrir para que a saliva serve, se o nariz tem mesmo memória e porque não conseguimos sentir o sabor da comida quando estamos gripados.

O livro A televisão da bichada, de Sidónio Muralha (Ed. Global), reúne 22 poemas, com títulos inteligentes e sugestivos, sobre os animais. A sonoridade das palavras, o ritmo, a rima, as situações engraçadas, inesperadas e as imagens fortes e coloridas encantam a criança. A leitura de A Televisão da Bicharada pela sua qualidade literária é uma grande oportunidade para iniciar a criança na riqueza e na expressividade da linguagem poética.

Já “Um livro fechado para reforma“, de Fábio Sgroi e Marcelo Duarte (Panda Books), conta a história de um livro que está sendo revisado. Tudo isso por conta do novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009. Alguns profissionais foram convocados para “atualizar” o livro. Mas não pense que esses profissionais são lexicógrafos ou linguistas. A irreverente equipe é formada por um arquiteto, uma decoradora, um mestre de obras e dois operários pra lá de atrapalhados. Eles entram na história, interrompem a leitura e fecham o livro para reforma. Confusões à parte (afinal, toda reforma tem seus imprevistos), essa equipe dá uma verdadeira aula de gramática e ainda proporciona boas risadas. O livro traz ainda um apêndice com todas as regras do novo Acordo, numa linguagem simples e acessível ao público infantil. Depois dessa obra, as crianças vão tirar de letra a reforma ortográfica da língua portuguesa.

Postar um comentário

*
*