Curiosidades

Domingo é o primeiro ou o último dia da semana?

Temos certeza, quase que absoluta, que você já pensou nisso alguma vez na sua vida. E é curioso mesmo! Bem,oficialmente domingo é o último dia. A Organização Internacional de Padronização (ISO) estipulou, em 2004, os padrões mundiais de dias, horas e anos. Além dela, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) também qualifica o domingo como último dia da semana e consequentemente, a segunda-feira como primeiro.

Mas então por que o dia não se chama “primeira-feira”, seguindo a lógico dos outros dias? A questão vem da nossa língua portuguesa. Antigamente, em Portugal, após a missa de domingo, agricultores se reuniam para vender produtos. Era a feriae, que em latim significa “descanso” e domingo era dia de descanso na tradição católica. O interessante é que a palavra “feriae” originou a nossa “feira”, como sentido de comércio. No dia seguinte, eles vendiam o que sobrava do bazar, que era considerada a segunda feira, por isso o dia seguinte ao domingo se chama segunda-feira.

O engraçado é que o nome pegou, o que reforçava a ideia do domingo ser o começo da semana. Mas, na prática, ele é o fim, já que é o último dia do “fim de semana”

6 Comentários

  1. Moisés Aliança
    Postado em 21 de abril de 2017 às 23:20

    Para ser sinceiro também complicava me um pouco, porém, deu para enteder!

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:27

      Que bom que entendeu 🙂

  2. oliviaaparecidadepau
    Postado em 6 de junho de 2017 às 15:24

    Qual e o primeiro dia da semana e o utimo dia da semana

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:24

      Oi Olivia, tem aí no texto. Você leu? 😀

  3. Tatiane
    Postado em 1 de julho de 2018 às 9:29

    Porqalguns evangélico diz ser sábado o fim da semana alegam não poder trabalhar no sábado .

    • Varejito
      Postado em 23 de julho de 2018 às 20:12

      Oi Tatiane, a Igreja Adventista do Sétimo Dia reconhece o sábado como sinal distintivo de lealdade a Deus. Para eles, como Deus descansou no sétimo dia, eles também precisam guardar o sábado e ficar em orações.

Postar um comentário

*
*