Dicas

Dormir bem é fundamental para a criança

Muitas vezes, colocar o filho na cama é um sacrifício. As crianças querem brincar, ver televisão… é como se a energia deles não tivesse fim. Mas dormir é essencial para qualquer pessoa. E quando se trata de crianças e adolescentes, o assunto fica mais sério ainda. Para essas fases, o ato não serve apenas para descansar das atividades do dia a dia. O sono é fundamental sob diversos aspectos. Quando estamos dormindo, o cérebro libera hormônios para o desenvolvimento do corpo humano.

Para os bebês, dormir durante o dia aumenta a capacidade cognitiva do cérebro. Os cochilos fazem parte da rotina. Quanto menor é a criança, mais fragmentado é o sono. Na medida em que crescemos, nosso sono tende a se concentrar em apenas um horário do dia. Então, se seu filho pequeno quiser cochilar durante o dia, deixe. Será importante para o desenvolvimento dele.

E a importância do sono não se aplica apenas às crianças. Os adolescentes também precisam muito de boas noites de sono. Se o seu filho anda irritado, com diminuição de concentração, esquecimentos, preste atenção nos hábitos de sono dele. Ele precisa estar descansado para assimilar melhor as tarefas escolares, além de participar, com mais disposição de atividades sociais, tão comuns nessa fase da vida.

Para você saber se o seu filho está dormindo bem, pesquisamos e descobrimos uma tabelinha que pode orientar nesse assunto.

• Do nascimento aos 6 meses a criança dorme entre 16 e 20 horas por dia;

• De 6 meses aos 12 meses, o sono já dura entre 14 e 15 horas;

• Entre 1 e 3 anos, elas ficam mais acordadas, mas ainda dormem entre 10 e 13 horas;

• Entre 3 e 10 anos, quando a rotina escolar faz parte do dia a dia delas, o sono cai para 10 e 12 horas;

• Na pré-adolescência, que é entre 11 e 12 anos, eles dormem de 9 a 12 horas;

• Já adolescentes, dormem entre 10 e 12 horas de sono por noite.

É bom deixar claro que a quantidade de horas mostrada acima, para as crianças, não se refere às horas seguidas de sono. Esse total pode ser repartido entre o dia e a noite.

E como fazer com que o seu filho durma direitinho? O primeiro passo é estabelecer uma rotina. Ela deve incluir os horários para os estudos, para as diversões, para as refeições, para atividade física e para dormir.

Como está essa rotina na sua casa? Compartilhe com a gente!

Postar um comentário

*
*