Curiosidades

Curiosidades sobre o sonambulismo

Você conhece alguém que sai andando pela casa enquanto dorme? Se sim, você conhece uma pessoa que sofre de sonambulismo. A maioria dos sonâmbulos são crianças com idades entre quatro e 12 anos, embora os adultos também possam passar por isso. Eles normalmente não precisam de tratamento médico, a menos que haja uma razão médica ou psicológica para o sonambulismo.

Sonâmbulos podem andar pela casa, executar tarefas repetitivas, e abrir portas próximas, assim como acender e apagar luzes. Sonâmbulos podem ter conversas que não fazem sentido e até dirigir! As pessoas que passam por esse processo podem não se lembrar do incidente quando acordados.

Ninguém sabe exatamente o que causa o sonambulismo entre as crianças. Os adultos podem sonambular se tomam drogas depressoras do sistema nervoso central, como resultado de convulsões ou por causa de problemas psicológicos. Os idosos podem sonambular como um resultado de distúrbios REM. Sonambulismo também pode ter um fator genético.

Apesar da gente achar que é algo super simples, dormir é um processo complexo. As pessoas experimentam sono do movimento rápido dos olhos (REM) normalmente quando sonham, e na fase não REM (NREM), as pessoas se movem em sono profundo. O sono NREM tem quatro estágios, o estágio 1, quando as pessoas se sentem “grogues”, sonolento 2, quando as pessoas estão em um sono leve, e os estágios 3 e 4, quando as pessoas estão dormindo profundamente. Sonambulismo normalmente ocorre durante os estágios 3 e 4 no início da noite, ou durante o sono REM mais perto da manhã.

Um mito muito comum sobre o sonambulismo é que um sonâmbulo não deve ser despertado durante um episódio. Isto não é verdade! Não é perigoso para a pessoa ser despertado durante um incidente, embora acorde desorientada ou confusa. E é sempre bom despertar a pessoa, isso pode evitar acidentes e até tragédias.

Postar um comentário

*
*