Curiosidades

E essa coceirinha que não passa?

Quase sempre, todo mundo tem uma coceirinha em algum lugar. Coça aqui, coça acolá. E por incrível que pareça, a coceira é ruim, mas pode trazer sensação gostosa. Estranho, não é? Isso acontece porque o prurido estimula uma região cerebral que está associada ao prazer. O cérebro recebe uma mensagem de determinada região, daí respondemos, coçando a região. Suor, calor, irritação…existem muitas causas, ou até mesmo…nenhuma!

A coceira pode ser uma mania. E ver alguém se coçando, pode nos incitar a coçar também. É a tal da coceira social. E fatos estranhos aconteceram nesse sentido. Um deles foi na China. Houve epidemia de coceira e os médicos descobriram que não havia nenhum motivo ou doença. Era simplesmente porque um viu o outro se coçar e os outros passaram a se coçar incontrolavelmente. Outro acontecimento foi nos Anos 80, na Virgínia, nos EUA. Dois alunos começaram a se coçar ao chegar à sala de aula. E pouco tempo depois, dezenas de estudantes estavam se coçando sem nenhum motivo. E não tinham nada, nadinha.

O fato é que não se sabe de onde vem essa coceira momentânea e muitos cientistas ainda pesquisam sobre o assunto. Coçar de vez em quando não é problema. Entretanto, é bom prestar atenção, pois coçar demais é um sinal de alerta. Pode ser alergia, dermatite, sarna ou outro problema. Cerca de 300 milhões de pessoas no em todo o mundo sofrem de sarna. E sarna é contagiosa, não é legal, mas tem tratamento. Já a alergia não tem contágio, possui tratamento e pode ser evitada e até minimizada. É só descobrir a causa. Enfim, coçar é bom, mas se coçar demais procure um médico!

Postar um comentário

*
*