Curiosidades

Eleições e a importância do voto

layout_facebook_140930_1

No próximo dia 05 de outubro vamos viver uma das marcas mais fortes da democracia, que são as eleições. Um ato muito importante e de grande responsabilidade, pois mexe com a vida de todo mundo. É nas eleições que cada brasileiro, acima de 16 anos, tem a oportunidade de escolher o melhor para o país.

O voto é um dos principais instrumentos utilizado, pela sociedade, para eleger os representantes políticos. Ele é obrigatório a partir de 18 anos, mas adolescentes com 16 anos que já queiram participar dessa grande festa da democracia, já podem exercer o seu direito civil. Homens, mulheres, alfabetizados e analfabetos ganham voz através das urnas.

Apesar de muito importante, o voto é um ato historicamente recente no Brasil, só conquistado no final do século XX. Foi na Constituição de 1988 que ele foi instituído. A partir daí, a população tinha o direto e dever de escolher seus representantes políticos. Nas eleições são eleitos representantes políticos, como vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, além de senadores, governadores e presidentes da República.

Então, no próximo domingo, quando você for votar pela primeira vez, tenha consciência que as suas escolhas vão mudar o rumo da história do Brasil. Escolha bem seu candidato, converse com seus pais e amigos. E se você é pai ou mãe e seu filho ainda não tem idade para votar, faça ele participar mais ativamente desse dia, mostre para ele como é que se vota e a importância desse ato. O futuro do país está em nossas mãos!

Postar um comentário

*
*