Autores Comemorações Dicas

Escolas literárias do Brasil

O dia 1º de maio é um dia importante, não apenas porque é o Dia do Trabalho. É que neste mesmo dia é comemorado o Dia da Literatura Brasileira. A data é uma homenagem ao aniversário de José de Alencar, o maior escritor do Romantismo brasileiro.

O interessante é que a nossa literatura é muito rica. Temos diversas escolas literárias e cada uma delas traz um momento diferente e de extrema importância. O nosso convite hoje é passear um pouco por cada uma delas. Vamos juntos?

Começando pelo Quinhentismo, que é onde tudo começou, no século 16. Essa escola representa a fase inicial da literatura brasileira. Um dos destaques desta época foi o padre José de Anchieta, que escrevia seus poemas, cartas e resolveu catequizar os índios. O Período Barroco já é uma escola do século 17 e é marcada por conflitos espirituais. Os principais autores desse período são Padre Antonio Vieira, Bento Teixeira e Gregório de Matos Guerra.

O Neoclassicismo ou Arcadismo (século 18) é a época da razão e do objetivismo. A linguagem, que até então era muito complexa, foi substituída por uma linguagem mais fácil. Os principais escritores da época são Frei José de Santa Rita Durão, Tomás Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Cláudio Manoel da Costa.

A chegada da família real e a Independência do Brasil criou uma nova escola literária. Desta vez é o Romantismo. Os principais autores dessa época são Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Junqueira Freire e Teixeira e Silva. Depois do Romantismo, temos o Realismo, que surge na metade do século 19 e é marcado pelos conflitos e os problemas do ser humano. Os principais autores dessa época são Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.

Já no final do século 19 e início do século 20, a escola literária foi o Parnasianismo. Os autores escreviam com uma linguagem mais culta e rebuscada, usavam temas mitológicos e faziam uma descrição detalhada. Os principais autores foram Vicente de Carvalho, Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correa.

No começo do século 20 também temos o Pré-modernismo, de 1902 a 1922. Esta escola é marcada pela busca de valores dos problemas sociais e valores tradicionais, regionalismo, linguagem coloquial e positivismo. Os principais autores Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato.

Já o Modernismo, que vai de 1922 a 1930, como o próprio nome diz, abordava temas do cotidiano, acontecimentos modernos, eram escritos com palavras diretas. Os principais escritores são Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo, Mario de Andrade e Alcântara Machado. Ainda no século 20, temos a escola Neorrealismo, que vai de 1930 a 1945. Nesta época, os autores falavam sobre religião, problemas sociais, além de fazerem críticas e denúncias. Os principais autores dessa época são Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes.

2 Comentários

  1. gabriela
    Postado em 30 de setembro de 2015 às 20:12

    E muito bom ajuda de mais.

    • Bloguito
      Postado em 29 de outubro de 2015 às 19:32

      Que bom que ajudamos você! 🙂

Postar um comentário

*
*