Autores

Entrevista com Cristiane Quintas: “O universo infantil sempre me encantou”

Cristiane QuintasCristiane Quintas é daquelas pessoas que cantam e encantam. Não só pela sua simpatia, mas porque essa pernambucana de 34 anos, designer de interiores por formação, escolheu a música e a literatura como forma de expressar os seus sonhos.  Cristiane, que começou a escrever ainda criança, é autora de livros infantis, que tem como temas centrais a autoestima, socialização e a amizade. Hoje tem dez livros publicados e dois CDs lançados. Em entrevista ping-pong para o Bloguito, a escritora fala um pouco de sua carreira e seus sonhos. Confira!

1 – Quando e como você começou a escrever?

Comecei a escrever desde muito cedo, aos 10 anos de idade, compondo poesias e canções, na mesma época aprendi a tocar violão e sentia a necessidade de transformar o que eu escrevia em música. No ano de 2005,surgiu o primeiro livro,  a partir de dez poesias infantis que se transformaram no ” Cantando com os animais”, que é claro, virou música!

2 – Por que você optou por escrever histórias infantis?

O universo infantil sempre me encantou, as ilustrações, os temas. Quando eu leio, me transporto, sonho. Literatura infantil renova os meus sonhos de criança e escrever histórias infantis não foi uma opção pra mim, acho que fui escolhida para escrevê-las.

3 – Que tipo de linguagem se exige para quem escreve para o público infantil?

A linguagem simples e direta. Gosto muito de brincar com as palavras quando escrevo. Como no livro “Galinha sem ovo, na boca do povo” , as crianças já dão risadas só de ouvir o título, eu me divirto com isso.

4 – Qual a relação da música com a literatura, já que você trabalha muito com as duas ferramentas?

Elas estão muito ligadas pra mim. A música é a minha principal ferramenta, é o elemento facilitador para que se inicie a minha comunicação com as crianças. É engraçado porque nunca começo a contar histórias com o “Era uma vez”… Quando entro em sala de aula com o violão na mão os olhares já são de muita alegria e curiosidade, O violão vira um baú de onde pode sair muitas coisas. Minhas histórias são sempre acompanhadas de boa música, as crianças cantam e  participam, acho que isso ajuda a formar leitores.

Conheça o trabalho de Cristiane Quintas acessando o www.cristianequintas.com

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5205 ms: Connection timed out