Autores

Grandes nomes das artes: Miguel de Cervantes

Ele foi o autor de uma grande obra da literatura clássica: Dom Quixote. Nascido em 29 de setembro de 1547, na Espanha, ele foi um dramaturgo e importante romancista espanhol. Sua obra foi reconhecida como o primeiro romance moderno. Seu nome: Miguel de Cervantes.

Considerado como um dos quatro gênios da literatura no ocidente, sua maior obra, Dom Quixote, foi traduzida para mais de 60 idiomas. Além desta, podemos citar como obras suas: Novelas Exemplares, El Viaje del Parnaso, Delingenioso Cavallero, e Dom Quixote de La Mancha. O autor faleceu em 23 de abril de 1616, em Madrid.

O romance narra as andanças e proezas de Dom Quixote, que influenciado pelos romances de cavalaria, decide ser cavaleiro andante e empreende aventuras pelo mundo com seu ajudante Sancho Pança.

Capa do livro Dom Quixote das Crianças

Agora que você sabe um pouco sobre ele, que tal explorar um pouco mais de sua obra? A primeira sugestão é o livro Dom Quixote das Crianças, adaptado por Monteiro Lobato para as crianças brasileiras e lançado em 1936. Escritos numa linguagem simples e gostosa os feitos do cavaleiro são recontados por Dona Benta o que os torna ainda mais saborosos na narrativa da avó e, principalmente, nos comentários da turma do Sítio do Picapau Amarelo. Lidas há mais de 400 anos e traduzidas em diversas línguas, essas aventuras acabaram por se fixar na memória de milhões de leitores em todo o planeta.

Capa do livro Dom Quixote HQ

Imortalizando seu personagem principal, um misto de louco e sonhador conhecido como Cavaleiro da Triste Figura, Cervantes, através de Dom Quixote, faz uma crítica aos romances de cavalaria, muito populares em sua época. Outra dica é se divertir com a obra em quadrinhos, na publicação Dom Quixote-HQ

Postar um comentário

*
*