Curiosidades Dicas

Estrela cadente: de fenômenos a lendas amazônicas

Quem já não viu uma suposta estrela caindo, como um risco no céu e não fez um pedido? Dizem os antigos que, toda vez que avistamos uma estrela cadente, devemos fazer um pedido e este será realizado. Há uma lenda amazônica que conta que, no início do mundo, o céu noturno era vazio e sem brilho, pois só existia a Lua e poucas estrelas. Estas se sentiam sozinhas e passavam a noite contemplando a Terra e os belos rapazes das tribos da Amazônia.

Elas acreditavam que poderiam ser muito mais felizes se os belos indiozinhos viessem morar com elas no céu. Assim, traçavam um brilho no céu, viravam estrelas cadentes para atrair a visão dos rapazes e quando estes olhavam, elas desciam e se transformavam em belas moças. Passavam a noite namorando e quando o dia amanhecia, levavam os índios com elas para o céu, deixando as noites mais estreladas.

Lendas à parte, a estrela cadente é um fenômeno luminoso que ocorre na atmosfera. É o resultado do atrito entre corpos sólidos advindos do espaço, conhecidos por meteoritos ou pedras espaciais. Estas pedras entram na nossa atmosfera com uma velocidade média de 250 000 km/h e encandeiam devido ao atrito, durante alguns segundos. Estes corpos celestes se desfazem e ionizam o ar, originando o rastro luminoso que avistamos aqui da Terra. Entretanto, uns podem cair no mar e outros podem causar estragos e cair em cima de residências ou locais habitados e causar tragédias, deixando até crateras no local.

Postar um comentário

*
*