Curiosidades

Por que temos o dia e a noite?

Já parou para pensar por que temos os dias e as noites? Por qual motivo o sol nasce e se põe? Na verdade isso acontece porque a terra está em movimento. Enquanto estamos parando o mundo gira. Literalmente. E a estes movimentos se dá o nome de rotação e translação.

O movimento de rotação é quando a Terra gira em torno do seu próprio eixo. E este movimento leva exatamente 24 horas ou um dia. Ela gira no sentido Oeste-Leste. É o Sol que ilumina a Terra. Enquanto a Terra gira, em um lado que está iluminado, é dia. No outro, está escuro e é noite. E assim, sucessivamente.

Toda essa movimentação é responsável por regular a temperatura, que contribui para a existência dos animais e seres vivos na Terra. Durante as noites, a maioria dos seres aproveita o escuro para descansar e recuperar as energias para quando o dia nascer novamente.

Outro movimento que a terra faz é a translação, que é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. E essa voltinha que ela dá em torno do Sol dura um ano ou 365 dias. Assim como a Terra, os outros planetas também iram em torno do Sol. A translação determina também as estações do ano.

Postar um comentário

*
*