Curiosidades

Como é feita a uva passa?

Ela é amada por uns e odiadas por outros. Vira motivo de piada no final do ano, principalmente nos memes que circulam pela internet. Você sabe de quem estamos falando? Da uva passa! Apesar de bem conhecida dos brasileiros, ela não é produzida em escala industrial por aqui.Muitas das uvas passas que consumimos são do Chile.

A maneira mais natural para fazer as passas é a de secagem ao sol, mas muitos fabricantes já utilizam um processo mecânico para secar as uvas. Porém para todas as técnicas existe um denominador comum que é a escolha das uvas que devem ser de um tamanho normal (nem grande nem pequena).

E que tal tentar fazer a sua própria passa? O processo não é complicado. Primeiro prepare as uvas. Escolha as sem sementes, mas não é uma regra. Você pode fazer passas de uvas com sementes também. O segundo passo é lavar e para seca-las preciso coloca-las em uma bandeja. agora é hora de desidratar as uvas. Você pode usar um desidratador elétrico – que leva em média 8h – ou o forno, que é um processo mais demorado e dura uns três dias. É preciso ligar o forno à 50º e aos poucos vai subindo a temperatura a 70º e deve deixar a porta do forno entreaberta um par de centímetros para não ficar muito abafado dentro.

Neste vídeo você aprender a fazer a uva passa no sol:

E uma notícia boa: as passas são naturalmente livres de colesterol e gordura e contém vitamina K, vitamina C, vitamina E vitamina B

Postar um comentário

*
*