Curiosidades Dicas

Mata Atlântica: precisamos preservar!

Quando os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, a Mata Atlântica ocupava 15% do território nacional. Media 13 milhões de km2 e se estendia por toda a costa atlântica, em larguras diferentes. Com tanta floresta, os portugueses logo viram uma fonte de renda e começaram a explorá-la. Foi naquela época que se desenvolveu o primeiro ciclo econômico da colônia: a exploração do pau-brasil, que dava origem a uma espécie de tinta vermelha.

Hoje, a situação da Mata Atlântica mudou muito. Ela está pequenininha, tem menos de 8% da sua cobertura inicial. De acordo com dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais –, nos últimos 20 anos, sumiram do mapa quase 16 mil km2 da mata, o que corresponde a um terço do estado do Rio de Janeiro!

De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, as maiores causas de desflorestamento são a especulação imobiliária (compra de terra para construção de imóveis para venda e locação), nas regiões de serra, e a agropecuária, nas áreas planas. Para saber qual é a situação de onde você mora, basta acessar o site http://mapas.sosma.org.br/.

COMO PODEMOS PRESERVAR? Mas muita gente está tomando providências para que a mata não apenas pare de diminuir, mas também volte a crescer. Uma delas é o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, que há dois anos foi criado por representantes da sociedade com apoio de governos estaduais e federal. O objetivo é aumentar a Mata em 15 milhões de hectares até 2050.

E no Nordeste, como está a situação?  A Mata Atlântica do Nordeste, localizada da Bahia ao Piauí, corresponde a 28,8% de todo o território do bioma e abriga quatro dos cinco principais centros de endemismo, ou seja, regiões que, além de serem consideradas as mais ricas em biodiversidade do bioma, abrigam uma grande quantidade de espécies endêmicas. Infelizmente existem poucas ações de conservação. A falta de cuidados fez com que cerca de 92% da Mata Atlântica do NE fosse destruída. Mas nem tudo está perdido: o movimento Amane (Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste) provou que, com a ajuda da população local, é possível recuperar o bioma na região em pouco tempo.

Atualmente, a associação realiza uma porção de projetos na região e um dos mais bem sucedidos é o Programa de Desenvolvimento Sustentável para o Assentamento Pacas, implantado no município de Murici, em Alagoas. A ação reeducou as 85 famílias que moram no assentamento – localizado no entorno do Complexo Florestal de Murici -, para que passassem a utilizar a floresta de forma sustentável. Após a ação de reeducação realizada pela Amane, a população do assentamento Pacas passou a produzir orgânicos, que eram vendidos nas feiras locais da cidade, gerando renda para as famílias. A iniciativa deu tão certo que os moradores fundaram a COOPF – Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar Camponesa e, hoje, têm contrato com a prefeitura de Murici para fornecer merenda escolar orgânica para todas as escolas públicas do município.

2 Comentários

  1. samer
    Postado em 13 de abril de 2015 às 23:28

    muito bon

    • Bloguito
      Postado em 17 de abril de 2015 às 14:43

      Oi Samer! Acesse sempre o Bloguito. Toda semana temos novidades. 😀

Postar um comentário

*
*