Dicas de Leitura

Obras para ler sobre escravatura, a liberdade e a lua

Nesta quarta-feira (13/05) é o Dia da Abolição da Escravatura. Por isso a nossa primeira sugestão é o livro de Isabel Lustosa, A História dos Escravos, que integra a coleção Memória e História, voltada basicamente para o passado brasileiro e para as diferenças e semelhanças entre os inúmeros grupos que constituem a população do Brasil.
Mantendo a fidelidade aos fatos históricos, nesta narrativa infanto-juvenil a historiadora Isabel Lustosa conta às crianças como era o Brasil dos escravos.

a_historia_dos_escravos
O texto se organiza em torno da curiosidade de Chico, um menino da cidade que vai passar uns dias na fazenda do avô e acaba aprendendo o que representou a escravidão na formação do Brasil e suas consequências na vida atual do país. O texto é apoiado por um rico material iconográfico da época – anúncios de jornal, reprodução de obras de Debret – e pelas ilustrações da artista gráfica Maria Eugenia.

viva_a_liberdade

E já que falamos de escravatura, por que não falar de liberdade? Por isso a nossa segunda indicação é a obra Viva a liberdade, de Maria Cristina Furtado, ilustrado por Biry Sarkis. Os animais da Floresta do Amor sofrem nas garras do novo rei, o Tigre. Para dar um basta a essa situação, o Alce e o Raposo elaboram um plano no qual usam a inteligência em vez da força. Com o sucesso do plano, os animais acabam reconquistando sua liberdade e devolvendo o trono a quem o merecia de verdade, o Leão. Nessa história, a autora Maria Cristina Furtado nos ajuda a pensar sobre a importância de combatermos as injustiças e arbitrariedades sem usar a violência, com o espírito de “a união faz a força”.
porque_a_lua_so_tem_luz_fria
A terceira e última dica de leitura é o livro Porque a lua só tem luz fria, de Tatiana Belinky. Existem muitas histórias sobre a lua e o sol e o porquê um é tão diferente do outro. Essa lenda judaica encanta pela sua simplicidade e pela oportunidade que oferece de se discutir valores como a colaboração e a necessidade da convivência com o outro para que todos possam brilhar. Tatiana Belinky, mais uma vez, presenteia seus leitores com rimas ricas em imagens e por meio delas narra uma história comovente e surpreendente As ilustrações de Rosana Urbes reforçam o clima mágico da luz da lua, que, se não é tão forte como a do sol, tem sua beleza e função no universo.

Postar um comentário

*
*