Dicas de Leitura

Leituras para presentear no Dia do Homem

Esta semana, como celebramos o Dia do Homem, nossas dicas serão sugestões de leituras que podem ser presenteadas aos homens de nossas vidas. Para começar, a primeira dica é a obra Breve Romance de Sonho (Edição de Bolso), de Arthur Schnitzler e ilustrado por Jeff Fisher. Mais próxima dos contos aterrorizantes de E. T. A. Hoffmann do que da teoria psicanalítica de Freud, esta pequena obra-prima do escritor vienense Arthur Schnitzler (1862-1931) é, antes de mais nada, uma história de horror em que o sexo acaba se revelando um jogo amoroso com a morte.Certa noite, durante uma troca de confidências, uma mulher provoca ou seduz o marido ao lhe contar uma fantasia sexual que teve no passado. Transtornado pelo ciúme, o marido, um jovem médico, sai no meio da noite para atender ao chamado de um paciente à beira da morte e se vê enredado, a partir daí, numa aventura mórbida e erótica em que a vida estará sempre por um fio. Stanley Kubrick, que se baseou nesta novela de Schnitzler para realizar o último filme de sua vida – De olhos bem fechados -, definiu Breve romance de sonho como uma história sobre o medo.

700777-gg

Certa noite, durante uma troca de confidências, uma mulher provoca ou seduz o marido ao lhe contar uma fantasia sexual que teve no passado. Transtornado pelo ciúme, o marido, um jovem médico, sai no meio da noite para atender ao chamado de um paciente à beira da morte e se vê enredado, a partir daí, numa aventura mórbida e erótica em que a vida estará sempre por um fio. Stanley Kubrick, que se baseou nesta novela de Schnitzler para realizar o último filme de sua vida – De olhos bem fechados -, definiu Breve romance de sonho como uma história sobre o medo.

historias_que_ouvi_contar

A segunda sugestão é o livro Histórias que ouvi contar, de Alaide Lisboa de Oliveira. São histórias que a gente ouve ou já ouviu contar alguma vez. Misturam personagens, enredos, mitos, épocas e lugares diferentes. Histórias vivas, originadas da tradição popular brasileira, da mitologia grega ou de obras clássicas, foram aqui recontadas e enriquecidas pelo poder de invenção e imaginação da autora mineira Alaíde Lisboa. Aprenda com a sabedoria do conselheiro do rei para descobrir “O homem honesto”, emocione-se com a cumplicidade de “Os amigos”, descubra como um homem enganou a Morte duas vezes em “O compadre da morte”, e divirta-se com uma leitura prazerosa e inteligente.

opala

Por último, nossas sugestão é a publicação Clássicos do Brasil – Opala, de Paulo Cesar Sandler. Fabricado entre 1968 e 1992, o Opala vendeu cerca de um milhão de unidades. Sua vida longa – a maior entre os carros nacionais – e o sucesso de vendas ilustram o fenômeno que o Opala se tornou. É um dos carros mais queridos e preservados do país, com um grande número de exemplares mantidos por fãs. Além de detalhes dessa história e de informações técnicas, o leitor também encontrará no livro uma grande quantidade de imagens do carro que conquistou o Brasil.

Postar um comentário

*
*