Recentemente, o Brasil perdeu um de seus grandes escritores, o mestre Ariano Suassuna. Em sua homenagem, indicamos a obra Ariano Suassuna – Um perfil biográfico, de Adriana Victor e Juliana Pimentel Lins.
Ariano é um dos maiores representantes da literatura brasileira, autor de obras-primas como Auto da Compadecida, Romance d’A Pedra do Reino e tantas outras incansavelmente lidas, estudadas, encenadas, traduzidas para diversos idiomas e adaptadas para TV e cinema. O Ariano sonhador, dedicado, apaixonado pela família, pela vida, pela arte e por suas raízes brasileiras e sertanejas, é o que as autoras nos revelam nessa obra que entremeia sua vida pessoal com episódios de sua vida profissional. O livro inclui mais de 50 fotografias, muitas feitas especialmente para esse livro; mais de 20 boxes aprofundando temas correlatos à história que é contada; lista das obras, elaborada pelo próprio Ariano Suassuna, que influenciaram sua formação como escritor; bibliografia selecionada do autor, incluindo adaptações para TV e cinema.
Perfeito para o finalzinho das férias, o livro A culpa é das estrelas, de John Green, lançado nos cinemas há pouco tempo, narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer – a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.
Por fim, Abra este pequeno livro, de Jesse Klausmeier, é uma publicação sobre a grande aventura que é a leitura. O convite é da jovem e estreante autora Jesse Klausmeier, que, junto da celebrada ilustradora Suzy Lee, criou uma história que celebra o prazer da leitura e da amizade. Mas não se trata de qualquer livro. Aliás, vários livros. Pois, uma vez que o abrimos, o que encontramos é… outro livro! O leitor vai acompanhar a história da joaninha, que abre um pequeno livro verde para ler a história do sapo, que por sua vez abre um pequeno livro laranja para ler sobre a coelha, e por ai vai. Cada vez que um personagem abre um novo livro, o leitor, literalmente, abre junto com ele. Como não podia deixar de ser, se tratando de uma obra de Suzy Lee, Abra este pequeno livro traz um formato inovador, proporcionando uma experiência interativa e divertida. Dentro de cada pequeno livro se esconde um livro ainda menor, sempre com uma capa colorida e minuciosamente ilustrada. Cada livro novo é introduzido por uma cor diferente. Quando todos estiverem abertos, o leitor terá uma surpresa. Para todos aqueles que apreciam uma boa leitura e, principalmente, um bom livro. Ou melhor, vários bons livros.







Obras com diversão do início ao fim
Leituras sobre arte, aventuras e ficção
Leituras nutritivas e cheias de atividades
Dicas de livros para ler com o pai