Comemorações

Uma ode à literatura brasileira

Apesar de já ter passado, no dia 1º de maio, além do Dia do Trabalhador, comemoramos também o Dia da Literatura Brasileira. E como toda data especial sempre é dada em homenagem ao nascimento ou morte de alguém, este dia é uma referência ao aniversário de nascimento do escritor José de Alencar, um dos maiores autores brasileiros, criador de obras como O Guarani, Iracema, Senhora, Ubirajara, Lucíola, Diva, entre tantas outras.

E a data não poderia ter melhor referência, pois a criação do que hoje é conhecido como literatura brasileira começou com o Romantismo, no século 19, principalmente com o indianismo de José de Alencar, mas se consolidou somente no Modernismo de 1922.

E, apesar de os autores nacionais clássicos já estarem presentes nas salas de aula há várias gerações. Hoje eles são procurados não por prazer ou respeito, mas principalmente porque são exigidos como leitura obrigatória para os vestibulares

A literatura produzida no Brasil possui papel de destaque na esfera cultural do país: todos os principais jornais do país dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária.

Em alusão à data, que tal começarmos por algumas obras literárias de grande importância? Assim, quando o seu professor solicitar em sala de aula, você já saiu à frente e já leu tudo sobre elas? Ou até mesmo, quando chegar a hora do vestibular, você não precisa ler tudo às pressas e sem prazer. Abaixo seguem algumas sugestões que também podem ser lidas em versões adaptadas aos quadrinhos:

José de Alencar – Diva, Lucíola, A Pata da Gazela, Senhora

Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro

João Guimarães Rosa – Grande Sertão Veredas

Aluísio de Azevedo – O Cortiço, O Mulato

Postar um comentário

*
*