Dicas de Leitura

Livros infantis feitos por autores brasileiros

layout_facebook_140401_4

Como vimos anteriormente, os primeiros livros para crianças aqui no Brasil foram traduções do que já existia no exterior. Mas logo surgiram os autores nacionais, que tem criatividade e sensibilidade incríveis. Por isso, na semana que se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil, nós vamos sugerir livros de autores brasileiros consagrados pelos pequenos leitores.

911502-gg

A nossa primeira dica são os livros de Ruth Rocha, uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 publicações e 10 milhões de exemplares vendidos, sendo dois milhões no exterior. Uma de suas obras é o livro Os amigos do Pedrinho, da Editora Melhoramentos, fala sobre a amizade de Pedrinho e Fernando, que estavam sempre juntos, até que conheceram o Lucas. Desde então Fernando preferia brincar com o novo amigo. Daí Pedrinho começou a se sentir muito sozinho na hora do recreio e resolveu chamar outras crianças para jogar bola com ele. Como será que vai ficar essa amizade?

257993-gg

Mary e Eliardo França também fazem parte das nossas dicas. Eles formam um dos pares mais conhecidos da literatura infantil. A sugestão de leitura é o livro A volta ao mundo (Editora Ática). Nele, os Pingos vão partir de barco para uma grande viagem até o outro lado do mundo. Em meio a tanta aventura, será que eles conseguem? Vale a pena conferir.

301388-gg

E para finalizar, vamos sugerir um livro de Ana Maria Machado, que já foi professora, jornalista, fez programas de rádio e deixou tudo para viver só de Literatura Infanto-Juvenil. Escreveu mais de cem histórias para crianças e jovens, pelas quais recebeu um importante prêmio internacional – a Medalha Hans Christian Andersen – dado pela Organização Internacional do Livro para Crianças e Jovens (IBBY), além das principais premiações nacionais. Ana Maria conhece como ninguém a importância da experiência imaginária na infância, o papel formador da literatura e a sensibilidade que as crianças têm para imergir com rapidez no reino da fantasia. É o que ocorre na história Eu Era Um Dragão, da Global Editora. Marco chega à casa de Luísa e de Taís usando uma capa preta e uma espada. Sentindo-se um herói, convida as meninas para cavalgarem por lugares longínquos e misteriosos. Foram todos para a cozinha buscar os cavalos encantados e outras capas. Em um passe de mágica, rainha, princesas, um super-herói e um dragão terrível entram em cena.

6 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php:294 Stack trace: #0 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php(254): commenter_link() #1 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(174): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(135): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(370): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home/bloguito/public_html/wp-includes/comment-template.php(2097): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/comments.php(43): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home/bloguito/public_html in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php on line 294