Dicas de Leitura

Literatura e brincadeira combinam? Sim!

As dicas de leitura desta semana são ótimas opções de presentes para o dia das crianças. São livros que dão dicas maravilhosas para tornar o dia muito mais divertido.

BrincRIar, do autor Dilan Camargo (Ed. Projeto), está fez um livro cheio de poemas. Quem quer brincar de “Ovo choco”, “Esconde-esconde”, “Telefone sem fio” ou de “Cabra cega”? Quem quer conhecer a “Bruxa Carocha” e a “Fada Mafalda”? Com sua poesia, Dilan convida a criançada para BRINCAR, para RIR e para CRIAR!! As brincadeiras do poeta ficam ainda mais divertidas com as ilustrações criativas e inusitadas de João Caré, que faz sua estreia como ilustrador.

Em cuidar bem das crianças, Adelsin (Ed. Peirópolis) propõe o resgate da infância por meio do contato com brincadeiras que ele pesquisou em suas andanças pelo país: quem não se lembra do aviãozinho de papel que um dia alçou um belo voo? Da boneca de pano que de tanto passear com a dona acabou toda desbotada? Do pião e seu eterno desafio? Essas e outras nove brincadeiras encontram-se nesse livro.

Já em Brincando de Verdade, de Maria Alice Aguiar (Ed. Franco Editora), conta a história de uma fada que inventou uns “sinaizinhos” e deu-lhes o nome de “letrinhas encantadas”, este livro vai, durante toda a sua trajetória, envolvendo o leitor que passa a ser o próprio narrador. Ele não só lê a “sua própria história” como também ajuda a fada a realizar as suas mágicas.  Enquanto lê, monta figuras, faz colagens, desenha, pinta e escreve, brincando de verdade.

Uma coleção muito boa para usar e abusar da criatividade é a “Brincando com” da Editora Global. É possível fazer animais em origami, dobraduras, colagens, recortes, usar embalagens vazias para brincar e soltar a imaginação com datas comemorativas. Olha a coleção abaixo:

 

Postar um comentário

*
*