Dicas de Leitura

Leituras para conhecer e gostar da escola

Aproveitando que hoje é a comemoração pelo Dia da Escola, sugerimos leituras que envolvam histórias na escola, a fim de estimular a meninada a curtir este espaço educativo tão importante na vida. A primeira sugestão é Tornando a escola legal, de Michaelene Mundy. Do início de fevereiro a dezembro, as crianças passam muito tempo na escola, às vezes mais tempo do que passam acordadas em casa. Este cativante livro, ricamente ilustrado, trata dos desafios diários das crianças na escola: aprender, fazer trabalhos, relacionar-se com professores e com outras crianças. Em linguagem fácil e acessível, Michaelene Mundy proporciona empatia e segurança na orientação para resolver problemas escolares. Um guia indispensável para crianças e adultos interessados em ajudar. Este livro ajuda a identificar problemas e a fornecer às crianças as ferramentas que elas precisam para fazer a escola ficar mais legal!

 

A segunda dica é a obra Uma escola assim eu quero pra mim, de Elias José. Na escola da cidade, há meninos e meninas de todas as origens. Rodrigo, que veio da roça, tem uma maneira de se expressar que difere da de seus colegas. Isso é motivo de chacota e de implicância por parte de sua professora e dos colegas. Rodrigo sofre, se cala e cogita voltar para a roça, onde é bom em suas habilidades. No entanto, entra em cena outra professora que age de modo diferente e ajuda Rodrigo a desabrochar como aluno, longe de medos ou inibições. Em Uma escola assim, eu quero pra mim, Elias José aborda a recepção do outro, o preconceito, a aceitação da diversidade já na fase da infância e do aprendizado escolar. Obs.: edição renovada

Por fim, a indicação é o livro Malala a menina q queria ir para escola, de Adriana Carranca. Neste livro-reportagem, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. A repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa. Malala Yousafzai quase perdeu a vida por querer ir para a escola. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

Postar um comentário

*
*