Dicas de Leitura

Livros clássicos da nossa literatura

Muitas vezes só lemos os clássicos de nossa literatura na escola, quando os nossos professores nos passa como tarefa. Muitas vezes eles não são bem compreendidos pelo jovem leitor. Isso acontece, porque muitas vezes a escrita mostra o português dos séculos passados. Mas para atrair o público jovem, as editoras estão inovando e reeditando os clássicos. 

Um exemplo é o livro Casa grande e senzala em quadrinhos, de Gilberto Freyre (Editora Global). O texto em quadrinhos procurou manter-se o mais próximo possível do texto original. As ilustrações da primeira edição (1981) foram feitas por Ivan Wasth Rodrigues e publicadas em preto e branco. Depois, em 2000, por ocasião do centenário de Gilberto Freyre, os desenhos ganharam cor.

A Cia das Letras reuniu, no livro Vinícius Menino, doze textos em verso e prosa de Vinicius de Moraes, alguns recolhidos de livros já publicados, outros inéditos. Os textos falam, principalmente, da infância e juventude de do autor. Movido pela memória, e pela sensibilidade de um poeta que já foi menino, ele escreve sobre a casa de sua mãe, a casa de seus avós, sobre seus parentes e amigos, sobre os banhos de mar, as brincadeiras, os desafios e as aventuras. Fala sobre os bichos – galinha, vaca, boi, pomba, formiga, mosquito. Brinca de dicionário, procurando palavras e escrevendo sobre elas. O livro Vinicius menino traz um retrato inédito de um dos maiores nomes da literatura brasileira.

Já o livro Contos de Machado de Assis, da editora Melhoramentos, leva você a viver uma aventura pelos mistérios da alma humana. No comando dessa viagem ninguém menos que Machado de Assis. Nesta seleção, você vai conhecer alguns de seus mais consagrados contos, como “O espelho”, ”Missa do galo” e “A cartomante”. Vale a pena a aventura literária.

Postar um comentário

*
*