Dicas de Leitura

Leituras com histórias lúdicas e cheias de vida

Essa semana as indicações de leituras estão para lá de divertidas. Para começar, a primeira sugestão de leitura é o livro Os dez sóis que se apaixonara pelas doze luas, de Lisa Bresner, ilustrado por Frédérick Mansot. Segundo os antigos chineses, existiam doze luas e dez sóis. Cada noite, um grande sapo pegava uma lua com a boca, enchia as enormes bochechas e assoprava bem forte, soltando o satélite no céu. Já os sóis eram levados às alturas por um corvo preto. Enquanto as primeiras se banhavam à sombra da Árvore dos Pântanos Doces, os segundos recobravam o brilho à sombra da Árvore dos Lagos Salgados.

os_dez_sois

Eles viviam assim, bem separados, até que um dia o Décimo Sol vê a Décima Segunda Lua e passa a sonhar com ela – sonha que os dois se encontram e passam a viver juntos, o que é impossível. De tão triste, ele está empalidecendo e perdendo o brilho, e acaba armando uma grande confusão: com a luz de todos os irmãos iluminando o céu ao mesmo tempo, consegue ver sua amada. Mas o calor extremo gera uma seca sem precedentes, que compromete a vida de todos os chineses. Os animais que sabiam voar se escondem na Gruta Proibida aos Homens, os peixes morrem todos cozidos, as plantas estão mortas. Palavras são substituídas por ideogramas chineses ao longo da história, que ensina um pouco da cultura do país. Em Os dez sóis que se apaixonaram pelas doze luas conhecemos a lenda da origem do arroz, planta que alimenta os homens, as mulheres e as crianças da China há mais de 3 mil anos.

vivendo_uma_vida

Na sequencia, a sugestão é o livro Vivendo uma vida autentica, do mineiro Marco Tulio, que sempre foi apaixonado por games. Tão apaixonado que decidiu enfrentar a timidez e criar um canal no YouTube para falar dos jogos de que gostava. Com seu jeito simples e engraçado, Marco Túlio transformou o AuthenticGames em ponto de encontro para quase 4 milhões de crianças e adolescentes. É lá que eles trocam ideias, aprendem estratégias secretas sobre Minecraft e acompanham as séries exclusivas. Neste livro, os fãs vão saber como surgiu o projeto do canal, quem são os amigos da internet que o Authentic levou para a vida real e muito mais! Um dos youtubers mais amados do Brasil conta todos os seus segredos. Mais de 1 bilhão de visualizações!

louis_braille

Por fim, a última dica de livro é Louis Braille-um menino que reaprendeu, de Socorro Miranda. A Inclusão Educacional é muito importante. E esta é a história do garoto que ao perder a visão consegue alfabetizar-se com o método antigo de leitura para cegos e a partir de suas experiências e dificuldades aprimora o método Braille de escrita.

Postar um comentário

*
*