Autores

Grandes nomes das artes: Ziraldo

Aos 86 anos, o mineiro Ziraldo é um dos autores mais queridos pela criançada de várias gerações. Desde pequeno gostava de desenhar e ler as obras de Monteiro Lobato. Além de escritor, ele é chargista, caricaturista, pintor, jornalista, cartazista e teatrólogo. Sua carreira teve início nos anos 50, passando por jornais e revistas como O Cruzeiro e a Folha de Minas. Chegou a fazer muitos cartazes de filmes brasileiros e foi entrevistador do programa “Ziraldo – o papo”, na TV Educativa, no Anos 1990.

Conhecido mundialmente, ele foi um dos primeiros artistas da América Latina a ser convidado a fazer um cartaz do Unicef. Suas obras já foram traduzidas para diversos idiomas e alguns de seus desenhos fazem parte do Museu da Caricatura de Basiléia, na Suíça.

Uma de suas primeiras criações, nos Anos 1960, foi a revista em quadrinhos “A Turma do Pererê”, e junto com outros humoristas criou a famosa revista “O Pasquim”. Sua primeira obra infantil, lançada em 1969, foi “Flicts”, que falava da história de uma cor que não encontrava seu lugar no mundo. Em 1980, Ziraldo ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro com a sua obra mais conhecida, O Menino Maluquinho, que já foi adaptado para cinema e teatro.

Postar um comentário

*
*