Autores

Grandes Nomes das Artes: Graciliano Ramos

Sua obra mais conhecida é Vidas Secas. Ele é alagoano, nascido em 1892. Estamos falando de Graciliano Ramos, escritor brasileiro, um dos maiores nomes da segunda fase do Modernismo. Seu renomado trabalho se caracteriza por tratar de problemas sociais do nordestino, fazendo uma critica sobre as relações.

Graciliano Ramos foi prefeito da cidade de Palmeira dos Índios, fez parte do Partido Comunista e foi presidente da Associação Brasileira de Escritores. Ele teve seus livros traduzidos para várias línguas, distribuído em vários países.

Seus livros já viraram filme, a exemplo de “São Bernardo” e “Memórias do Cárcere”. Outro livro de grande importância é “A Terra dos Meninos Pelados”. Ele faleceu em 20 de março de 1953. No romance “Vidas Secas”, lançado originalmente em 1938, Graciliano alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe naqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro.

Postar um comentário

*
*