Dicas de Leitura

Histórias de sabedorias, aventuras e borboletas

E essa semana começa cheia de sugestões legais. A primeira delas é O pântano das borboletas, de Federico Axat. O autor é um desses casos não muito comuns de sucesso de crítica e público. Os críticos veem nele um escritor com perfeito domínio das palavras, que bebe na fonte de mestres como Mark Twain e Rudyard Kipling. Já os leitores não se cansam de louvar sua capacidade de contar histórias envolventes e deixá-los perplexos com as reviravoltas de seus enredos. Não é diferente em O pântano das borboletas, primeiro romance do autor publicado no Brasil.

pantano_das_borboletas

O livro gira em torno de um trio carismático de amigos: os inseparáveis Sam Jackson, Billy Pompeo e a novata Miranda Matheson. Narrada por Sam, a história se desenrola em dois tempos: 1985, quando os protagonistas têm 12 anos de idade e vivem um verão inesquecível, o último de sua infância; e 2010, quando já estão quase chegando aos 40. Federico Axat confere ao texto um forte clima de nostalgia. Com elegância e delicadeza, vai levantando todos os véus de seus personagens até o surpreendente final, quando encaixa a peça que dará um novo sentido à vida de Sam.

nanny_piggins

A segunda sugestão é o livro As aventuras de Nanny Piggins, de R. A. Spratt. O sr. Green está desesperado para contratar uma babá. Afinal ele tem três filhos pequenos que precisam de cuidado e atenção. Mas ele, um ocupadíssimo e pão-duro advogado de impostos, não tem tempo para essas coisas. Por isso, quando Nanny Piggins aparece em sua casa, apresentando-se para a vaga, ele aceita na hora. Mesmo ela sendo uma porca! Muito bem vestida e falante. Mas, ainda assim, uma porca, do tipo de onde vem o bacon. E o que pode acontecer quando uma porquinha divertida e apaixonada por doces vira babá? Uniformes de escola pintados à mão, um dia inteiro de extravagâncias no parque de diversões, um concurso de arte em que suínos são expressamente proibidos de participar… Um passeio de carro que acaba em tentativa de assalto. Uma babá concorrente presa como ladra de maçanetas. E um tesouro escondido e finalmente revelado! Tudo recheado com muito, muito chocolate. Venha conhecer a fabulosa Nanny Piggins e suas três crianças, Derrick, Samantha e Michael, e viver com elas as mais malucas aventuras.
sete_leis_espirituais
Para fechar a semana, a indicação é As sete leis espirituais do sucesso, de Deepak Chopra. Nesta obra, Deepak Chopra expõe as leis naturais que, de acordo com a milenar sabedoria indiana, regem as relações entre homem e natureza, terra e cosmo, e explica detalhadamente cada um dos princípios que levam à satisfação do espírito e ao sucesso material, mostrando também como aplicá-los no dia-a-dia para alcançar uma verdadeira revolução interna e uma radical transformação da realidade exterior.

Postar um comentário

*
*