Dicas de Leitura

Histórias do mundo virtual nas páginas dos livros

Uma maneira bem bacana de abordar com seus filhos sobre o uso consciente da Internet é usando a literatura. Muitos livros já abordam a temática e criam um espaço de diálogo dentro de casa. Confira as nossas dicas.

E-mãe – A Internet Me Aprontou Uma! – Série Diálogo, de Tania Alexandre Martinelli. O livro conta a história de Ana, uma menina que desde a separação de seus pais vivia em uma pacata cidade do interior com o pai. Tudo ia bem, até que ele conheceu Marina pela Internet. O livro conta o desenrolar desta história. Com essa nova amizade, o que aconteceria com a vida da menina?

Guilherme: o Koala que Chegou Pela Internet, Isabel Aguiar Barcelos, conta a história do koala Guilherme, filho adotivo de Isabel, de Portugal, que foi enviado pela internet às distantes terras de Missoula, nos EUA. Lá, foi recebido por Jannine e Eduardo, que cuidaram dele por uns dias, alimentando-o e contando-lhe histórias na hora de dormir. Para entreter o pequeno coala, surgem outros personagens: o cachorro Barbieri, a tartaruga Maria José, a baleia Micaela e uma linda coalinha. Juntos, divertirão os leitores também!

No livro Meu Computador, a Internet… e Eu!, de Jérôme Colombain, você faz um passeio pelo mundo virtual. Mas, atenção: a Internet é um mundo tão fabuloso quanto perigoso. Os internautas podem acessar imagens e textos chocantes, conhecer pessoas mal-intencionadas ou fazer operações desastradas sem perceber. De fato, como na “vida real”, é preciso tomar cuidado na Internet. Esse livro oferece conselhos simples que ajudam a operar melhor o computador, de maneira a usá-lo como instrumento de desenvolvimento, e não de fácil acesso a perigos.

Postar um comentário

*
*