Certamente você já se fez esta pergunta e pensou: não teríamos problemas de falta de água no planeta. Sim, talvez em alguns lugares sim. Mas a verdade é que viveríamos numa geleira, pois a água salgada congela a dois graus e a água doce, como a dos rios, congela a zero graus. Sendo assim, tudo seria um gelo só. O clima seria mais frio em quase todas as regiões do planeta.
E sendo assim, a Ásia, a América do Norte e a Europa poderiam estar unidas ao Polo Norte e a Antártida encostaria na América do Sul. Assim como também não haveria ilhas, pois elas seriam ligadas aos continentes.
Com a falta de sal nos oceano, também teríamos correntes marítimas mais fracas. Sendo assim, as correntes que levam o calor do Equador aos pólos também seria menor. Ou seja, onde é frio seria mais frio, e onde é quente seria bem mais quente. Afinal, o sal é um fator determinante para movimentar as correntes
O Saara poderia não ser um deserto, pois haveria mais água e chuvas na região. Mas a Amazônia deixaria de existir por conta do aumento da temperatura no Equador e provavelmente viraria um deserto. E, por fim, com tanto gelo, teríamos menos capacidade de produzir alimentos e, provavelmente, menos gente pra viver na Terra.



Por que comida congelada dura mais tempo?
Conheça a Declaração Universal dos Direitos da Água
O que é sustentabilidade?
De onde vem tanto suor?
2 Comentários
Provavelmente não existiria poluição.
Se o mar não fosse salgado, Julio, o mundo seria bem diferente. Alguns peixes não iriam existir, o clima seria mais frio. Agora ficamos com uma curiosidade. Por que você acha que não haveria poluição? 🙂