Curiosidades

Qual o planeta mais frio do sistema solar?

Para ser um planeta frio, ele precisa se localizar longe do sol. Então, a resposta para essa pergunta, é simples! Mas se você pensou em Plutão, você está enganado. Desde 2006 que Plutão não é mais considerado planeta. Agora, o planeta mais longe do sol é Netuno. E você não imagina como são fortes os ventos de lá! Eles são os mais fortes do Sistema Solar e chegam a 2.000km/h. Ficou de boca aberta? Os cientistas também se impressionam. Tentam entender como isso é possível. Uma possibilidade é que a baixa temperatura do planeta seja a principal responsável, que chegam a incríveis -221oC.

Agora que você já sabe qual é o planeta mais frio do Sistema Solar, vamos descobrir outras curiosidades sobre Netuno? Se você ficou impressionado com a temperatura do planeta, precisa saber que a maior das 13 luas de Netuno, Tritão, é ainda mais fria, chegando a -235oC! É um dos corpos mais frios do Sistema Solar!

Netuno também é o menor dos planetas gasosos do Sistema Solar. Ele é menor que Júpiter, Saturno e Urano. O curioso mesmo é que ele tem mais massa que Urano. Ou seja, apesar de menor, Netuno é muito mais denso que Urano.

A sua gravidade é parecida com a da Terra. Netuno é uma bola de gás e gelo, provavelmente com um núcleo rochoso. É impossível ficar de pé na superfície de Netuno sem afundar em suas nuvens. Entretanto, se fosse possível ficar de pé você notaria algo surpreendente: a força da gravidade que puxaria você para baixo é quase a mesma que a sentida na Terra.

2 Comentários

  1. Bloguito
    Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:15

    Verdade! Tem muita coisa interessante no nosso universo. Muitas nos surpreende.

  2. Bloguito
    Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:26

    🙂

Postar um comentário

*
*