Dicas de Leitura

Leituras com aprendizados, vantagens e divergências

layout_facebook_141111_4

E esta semana as nossas dicas estão de arrasar! Começando pelo livro As vantagens de ser invisível, de Stephen Chbosky, que recentemente virou filme.

vantagens_de_ser_invisivel

Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça.

emilia_no_pais_da_gramatica
Na sequencia, como não poderia deixar de ser citado, Monteiro Lobato encanta todas as gerações. A sua obra Emília no país da gramática conta a viagem que Pedrinho, Narizinho, Visconde, Quindim e Emília fazem até o País da Gramática. Lá eles aprendem a língua portuguesa usando a imaginação e a criatividade. Como? Caminhando pelos bairros da cidade Portugália, brincando de criar palavras, interjeições, orações e conversando com as senhoras Etimologia, Sintaxe, Ortografia e muitas outras, que ensinam a origem e o significado das palavras e como escrevê-las corretamente, formando frases coerentes e coesas.

Adobe Photoshop PDF

Por fim, a sugestão é uma obra de sucesso, a primeira de uma trilogia: Divergente, de Verônica Roth. Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Postar um comentário

*
*