Dicas de Leitura

Leituras com histórias de corujas sabidas e protetoras

Essa semana, um de nossos temas foi sobre a coruja, essa ave tão curiosa e repleta de significados mitológicos. E, por isso, as nossas sugestões de leituras estão repletas de corujinhas e suas histórias. A primeira delas é Vó coruja, de Daniel Munduruku e Heleoisa Prieto. Era um dia de comemoração. Dona Irani promovia uma festa de aniversário na aldeia, com direito a bolo, vela e “parabéns”, costumes da cidade que seus netos tanto apreciavam. Mas, mesmo com todos os atrativos, a estrela da vez foi a avó coruja e as aventuras que narrou. As histórias da velha que mudou de pele, do roubo da noite, do fogo que se espalhou pela Terra, entre outros contos indígenas, fascinaram cada um dos convidados – e Dona Irani entendeu que os segredos da tradição ainda tinham o poder de unir a todos, fossem da cidade, da aldeia ou de qualquer lugar.

vo_coruja

Na sequencia, a dica é O consultório do Dr. Coruja, de Luis Claudio do Carmo, ilustrado por Denise Rochael. O Dr. Coruja é médico de todos os animais que vivem na floresta. Sua preocupação é com a saúde, principalmente preventiva, dos animais para evitar que eles adoeçam; por isso procura orientá-los sobre a importância de como cuidar bem dos ouvidos, do nariz, da garganta e das orelhas, para assim viverem mais felizes. Com ilustrações coloridas e divertidas, O consultório do Dr. Coruja, possui cinco histórias bem legais que ensinam como a família deve prevenir ou tratar as doenças.

consultorio_coruja

Por fim, a nossa indicação é a obra Mimi, a coruja que tinha medo de escuro, de Frederique Agnes. Mimi é uma coruja que tem de escuro. Como isso é possível? Para ajudar a filha, o pai de Mimi sai à procura de um sábio coelho que vive na floresta. Será que esse coelho conseguirá resolver o problema da pequena coruja?

mimi_coruja

Postar um comentário

*
*