Dicas de Leitura

Leituras educativas sobre hortas, plantas e meio ambiente

Essa semana falamos sobre como cultivar uma pequena horta em casa ou no apartamento. Por isso, indicaremos leituras referentes ao tema, que podem ajudar a trazer conhecimento e estimular pais e filhos. A primeira delas é uma obra mais científica, Gaia o lado oculto das plantas, de Gil Felippe. Dos segredos de Gaia à divulgação da botânica. De Gaia, o homem recebeu todos os alimentos de que precisava, menos os que ela manteve em segredo, isto é, os que escondeu dentro do solo. Renomado pesquisador e experiente professor: divulgar conhecimentos botânicos para os não iniciados nesta área do saber. Em particular, o texto é voltado a todos aqueles ligados, de uma maneira ou de outra, à cadeia da alimentação, sejam eles historiadores, antropólogos, críticos de gastronomia, sociólogos, nutricionistas, ambientalistas, agrônomos, chefs de cozinha ou simplesmente apreciadores da arte do bem comer, para quem o prazer do conhecimento antecipa e prolonga o prazer da degustação. Os profissionais da cozinha começam a dar valor à abordagem científica de seu ofício em áreas até há pouco tempo desconsideradas, como, por exemplo, a química ou a antropologia. A botânica ainda não teve seu devido reconhecimento nesse campo, e é essa a contribuição de Gil Felippe: fazer que sua referência vá além da floricultura da esquina onde encontramos as flores que enfeitam nossas mesas.

325374-gg
A segunda sugestão é Hortas na educação ambiental – na escola, na comunidade, em casa, de Maria Celia Bombana e Silvia Czapsky. Dirigido para pais, educadores formais e informais, este livro explora as infinitas possibilidades pedagógicas do cultivo de uma horta na escola, na comunidade ou em casa. Trata-se de um verdadeiro guia sobre como implantar uma horta orgânica, desenvolvendo atividades que acompanham cada fase de desenvolvimento das plantas. O texto se baseia na experiência de mais de quinze anos da Associação Ituana de Proteção Ambiental.

260330-gg

Por último, a dica é o livro Horta em vasos, de Kay Maguire. Este livro inclui uma introdução ao cultivo de hortas em vasos, assim como as principais técnicas e ferramentas que envolvem esse tipo de cultura. Você encontrará dicas para plantar frutas, hortaliças e ervas, da semeadura até a colheita, além de trinta sugestões de projetos para maximizar a produção.
1108741-gg

Postar um comentário

*
*