Dicas de Leitura

Leituras para conhecer e relembrar Machado de Assis

Essa semana um dos nossos temas foi sobre o escrito Machado de Assis. E, obviamente, iremos sugerir leituras para que você, leitor, conheça um pouco mais sobre este grande nome da literatura brasileira. A primeira sugestão é Memórias póstumas de Brás Cubas. Na obra, o finado Brás Cubas decide contar sua história por uma ótica bastante inusitada: em vez de começar pelo seu nascimento, sua narrativa inicia-se pelo óbito. Enquanto rememora as experiências que vivera, entre uma digressão e outra, o defunto-autor tece uma série de reflexões sobre a vida e sobre a sociedade da época, com serenidade e bom-humor, e o leitor se surpreenderá ao constatar a atualidade de suas observações.

memorias_postumas

Na sequencia, indicamos outra grande obra que não pode ficar de fora de sua lista de leituras sobre Machado de Assis: Dom Casmurro. O romance é narrado em primeira pessoa por José Bento, o Bentinho (apelidado, na velhice, de Dom Casmurro, por viver recluso e solitário). Em retrospectiva, ele conta fatos de sua infância na casa da mãe viúva, D. Glória, ao lado do tio Cosme, da prima Justina, do agregado José Dias. Como vizinhos de fundo, Pádua e D. Fortunata, pais de Capitolina (apelidada Capitu), de condição social inferior. O objetivo do narrador-personagem é tentar reviver as emoções afetivas através da reconstituição do passado. Recuando até o tempo em que ele e Capitu eram crianças, Bentinho conta como a convivência e as brincadeiras vão aproximando os dois amiguinhos, que, na adolescência, tornam-se namorados.

dom_casmurro

Por último, a dica é o Cinco histórias do bruxo do Cosme Velho, ilustrado por Tatiana Sperhacke. Este livro reúne quatro contos e um poema, publicados pela primeira vez entre 1875 e 1899: “Filosofia de um par de botas”, “História Comum”, “Ideias de Canário”, “O Dicionário” e “Niâni”. A edição atraente e a cuidadosa seleção dos cinco textos colocam à disposição dos jovens um material com ricas possibilidades de leitura e de aproximação ao universo machadiano. Prêmio de Melhor Projeto Editorial – FNLIJ / 1995 Selecionado para: Salas de Leitura – FAE / 1996 Livro Aberto – MinC–FBN / 2006 Salas de Leitura – Prefeitura do Rio de Janeiro / 2007 SEDUC – CE /2008.
cinco_historias

Postar um comentário

*
*