Dicas de Leitura

O divertido mundo dos coletivos

Já que esta semana estamos explorando os substantivos coletivos, nada melhor do que trazer o tema dentro da literatura.

No livro Gabi e o universo coletivo, de autoria de Tiago de Melo Andrade (Editora Melhoramentos), a personagem principal (Gabi) é uma menina curiosa e ativa que vive uma aventura fantástica no mundo dos substantivos coletivos, pois eles se transformam em charadas para que ela resolva e possa retornar ao mundo real.


Outro livro que explora os substantivos coletivos é Coletivos on the table, de Daniel Kondo (Editora Cia das Letras). O livro tem como objetivo ensinar as crianças pequenas “aquelas palavras que indicam um conjunto de seres”. Mas, além de singela, esta obra é também delicada e traz ilustrações primorosas. Assim, com esta edição caprichada e bilíngue, ficará fácil aprender sobre alcateias, manadas, enxames e outras dessas palavras tão democráticas da nossa língua.

Para finalizar, nada melhor do que uma turminha que faz o maior sucesso entre a garotada: a Turma da Mônica. Escrito em versos, o livro A Turma da Mônica e os coletivos, de Maurício de Sousa (Editora Melhoramentos), busca apresentar os substantivos coletivos por meio dos personagens das histórias em quadrinhos. Os versos procuram explicar o que é um cacho, um arquipélago, um elenco, uma constelação, uma matilha, entre outros coletivos.

Postar um comentário

*
*