Dicas de Leitura

Leituras para preservar o planeta e ser sustentável

Para quem não sabe, os efeitos danosos causados pela ausência da camada de ozônio, chama-se efeito estufa. Pensando nisso, nossa primeira indicação da semana é o livro O efeito estufa, de Michael Bright. Este volume explica o que é efeito estufa, sua formação por causas naturais, a interferência do homem no equilíbrio atmosférico e suas consequências, tais como a elevação do nível dos mares e as mudanças climáticas.

o_efeito_estufa
Em seguida, já que preservar o planeta é também uma questão de sustentabilidade, nossa sugestão é o Educação e sustentabilidade: princípios e valores para a formação de educadores, de Maria Alice (Neca) Setubal. A crise vivenciada pela sociedade contemporânea é, para muitos, uma crise civilizatória que exige soluções urgentes diante das agressões à natureza provocadas pelo desenvolvimento do mundo moderno.

educacao_sustentabilidade

É visível a necessidade de impor limites a esse crescimento que tem afetado tanto a preservação do planeta Terra. É necessário um novo modo de pensar que seja mais inclusivo e cooperativo, tendo a sustentabilidade como eixo de atuação, respeitando distintas realidades, contextos e níveis de desenvolvimento, de modo a estimular a análise do que conservar e do que renovar.

sustentabilidade_mudancas_climaticas
Por último, indicamos a obra Sustentabilidade e mudanças climáticas, de Fernando Giachini Lopes e Marco Antonio Fujihara. Esse livro traduz a complexidade de um mundo que busca reduzir os efeitos do aquecimento global. Além de investidores e consumidores já terem sinalizado que querem um mercado sustentável no longo prazo, as próprias novidades que a ecoeficiência traz ao setor corporativo apontam que há muitos ganhos com essa transição para um modelo de negócios menos poluente e mais competitivo. Os leitores terão uma síntese sobre como funciona o mercado de carbono, que ao mesmo tempo capitaliza as empresas, indica caminhos para evitar desperdícios e torna possível um futuro mais limpo.

Postar um comentário

*
*